top of page

Francês Básico

Professor

Sylvie Moreira

Horário

5a feira | 16h20 | 1h30 semanal

Sylvie Moreira

Aperfeiçoe competências básicas em Francês ao nível da comunicação oral e escrita.

Francês Básico

Apresentação geral da disciplina: Francês nível A1 é a base para conseguir evoluir na aprendizagem da língua francesa para níveis mais avançados. Com este curso conseguirá aprender palavras e expressões essenciais, construção de frases simples e de comunicação. Serão desenvolvidas competências de compreensão através da aplicação de vocabulário simples como palavras normalmente usadas em conversas, informação sobre dados pessoais e parentescos, identificação de vocabulário geral associado ao dia-a-dia. Será também capaz de escrever em francês, usando pequenos textos e informações pessoais básicas necessárias para o desenvolvimento da escrita.


Objectivos específicos:

1. Reconhecer palavras e expressões simples relativas à identificação pessoal e família.

2. Compreender nomes conhecidos, palavras e frases simples.

3. Comunicar de forma básica sobre assuntos relativos a uma necessidade imediata.

4. Utilizar expressões e frases simples para descrever o local de residência e pessoas.

5. Escrever textos curtos utilizando vocabulário geral.


Programa Anual:


  1. Introdução à cultura francesa na sociedade e em contexto laboral;

  2. Vocabulário geral: Os números; As horas; meses e estações do ano; Países e nacionalidades; Pessoas e família; Apresentar-se a alguém e cumprimentar; Local de trabalho e profissões; actividade da empresa; Pequenos objectos pessoais e de trabalho; Dar informação pessoal; Falar ao telefone; Verificar emails e responder; Vocabulário básico para viajar; Pedir e dar indicações; Descrever, de forma básica, um dia de trabalho.

  3. Gramática: Presente do indicativo dos verbos “être et avoir”; Artigos definidos e indefinidos; Pronomes; O feminino/masculino; A negativa; Preposições; Adjectivos possessivos; O plural dos adjetivos; Pronomes demonstrativos; Presente do indicativo dos verbos terminados em “er”, “oir”, “yer”, ier; Presente do indicativo de verbos regulares e irregulares; Verbos pronominais no presente do indicativo; Verbos conjugados com “être”; o “passé composé” e o “imparfait”; o passado recente e o futuro próximo; Advérbios de frequência; Imperativo; Complemento directo e indirecto; “Qui” e “que”.


Actividades em aula:

  1. breve conversa de grupo ao princípio de cada aula;

  2. escuta de músicas, compreensão oral e escrita da letra, leitura e análise das estruturas sintáticas e dos elementos lexicais e gramaticais;

  3. compreensão de regras e exercícios gramaticais no livro e em materiais preparados pela professora;

  4. exercícios de completamento, escolha múltipla e lógica;

  5. aprendizagem lexical com fichas temáticas;

  6. produção escrita a partir de um estímulo (ex. pergunta ou imagem);

  7. leituras de artigos de jornal, poemas ou textos específicos preparados pela professora para treinar a compreensão escrita;

  8. visão de vídeos com explicações de regras ou apresentações de cenas de vida do dia-a-dia para treinar a compreensão oral;

  9. role-play entre colegas para a produção oral;

  10. trabalhos de casa individuais e correções coletivas semanais.

bottom of page