top of page

Inglês Básico B

Professor

Vanessa Watts

Horário

2a feira | 16h20 | 1h30 semanal

Vanessa Watts

Desenvolva competências básicas em inglês ao nível da comunicação oral e escrita.

Inglês Básico B

Apresentação geral da disciplina: 

Este é um curso de inglês de nível A1 (nível básico) do QECR (Quadro Europeu Comum de referência para as Línguas). Serão utilizadas metodologias e técnicas que permitirão aprender a língua de forma fácil, descontraída e divertida.

Os alunos terão acesso a estratégias para inserir a aprendizagem da língua de forma natural na sua rotina do dia a dia, de forma a consolidar e manter os conhecimentos adquiridos durante as aulas. O objetivo final é que os alunos se sintam motivados para continuar a evoluir na aprendizagem da língua inglesa de forma orientada durante as aulas, mas também de forma independente, através da realização de trabalhos de casa diversificados, através do acesso a recursos online dinâmicos entre outros.



Objectivos gerais:

  1. Compreender a importância da aprendizagem da língua inglesa.

  2. Desenvolver competências básicas em vocabulário, gramática, leitura, escrita e conversação em inglês.

  3. Desenvolver estratégias para contornar os principais desafios enfrentados na aprendizagem de uma nova língua.


Objectivos específicos:

  1. Apresentar-se a si mesmo e a outros, pedir e dar informações pessoais básicas.

  2. Compreender e usar expressões relacionadas com a sua rotina diária, os números, as horas, ações quotidianas, comida, compras, roupa, família, saúde, casa e férias.  

  3. Estabelecer um diálogo em língua inglesa usando expressões básicas. 

  4. Aplicar algumas regras gramaticais e ortográficas da língua inglesa em contextos escritos e orais

  5. Dizer de onde é, de onde outras pessoas são e qual a nacionalidade.

  6. Completar transações básicas no hotel, incluindo fazer check in e check out.

  7. Fazer uma descrição básica da sua cidade.

  8. Falar sobre actividades diárias.

  9. Falar sobre produtos comuns, fazer compras básicas e devolver bens defeituosos.

  10. Falar sobre as comidas favoritas e fazer pedidos simples de comida.

  11. Falar sobre roupas num nível básico e fazer perguntas simples ao vendedor sobre isso.

  12. Falar em termos gerais sobre a sua saúde e descrever sintomas médicos comuns a um médico.

  13. Falar de forma simples sobre a sua família e colegas, descrever a sua aparência e personalidades.

  14. Descrever o local da sua terra natal e dar direções simples.


Programa anual: 


Unit 0 – Important vocabulary / Vocabulário importante.

O alfabeto.

As cores.

Os dias da semana.

Os meses do ano.

O estado do tempo.

Os números cardinais.

O estado do tempo.



Unit 1 Getting to know each other / Conhecer-se mutuamente

Nome e apelido.

Apresentar-se e cumprimentar.

Os números cardinais.

Os dias da semana.

Os meses do ano.

Países e Nacionalidades.

O verbo to be.


Unit 2 – More about you / Mais sobre ti

Nome, apelido e alcunha.

Profissões e locais de trabalho.

Os números cardinais.

Informações pessoais básicas.

O alfabeto.

Os números.

Os pronomes demonstrativos.

Perguntas com What.


Unit 3 – Where is everybody? / Onde está toda a gente?

Perguntas com Where.

Vocabulário sobre a escola.

Preposições de lugar

O verbo to be.

Perguntas com o verbo to be.

Preposições de tempo.

Adjectivos


Unit 4 – My hometown / A minha cidade natal

Vocabulário sobre cidades.

As divisões da casa e a mobília.

Adjetivos

Os artigos a, an e the.

O uso de there to be.


Unit 5 – Who is that? / Quem é aquele?

Vocabulário sobre a família.

Números cardinais até 1000.

Os verbos no passado.

O presente simples de verbos regulares, na afirmativa, na negativa e na interrogativa.

Vocabulário sobre rotina diária.


Unit 6 – Why don’t we go out? / Porque não vamos sair?

Vocabulário sobre tipos de programas de televisão.

Perguntas com o simple present.

Diálogo sobre tempo livre.

Advérbios de frequência.

Os pronomes interrogativos.


Unit 7 – What’s for dinner? / O que é para o jantar?

Vocabulário sobre comida e bebida.

Os quantificadores.

Nomes contáveis e incontáveis.


Unit 8 – Let’s go shopping / Vamos às compras

Vocabulário sobre roupa.

Adjetivos

Pronomes demonstrativos.

O plural regular e irregular.


Unit 9 – Plans for the weekend / Planos para o fim de semana

O estado do tempo.

O Present Continuous na afirmativa, na negativa e na interrogativa.


Unit 10 – Get well soon / Recupera rapidamente

Vocabulário sobre desporto.

Vocabulário sobre doenças.

A diferença entre o presente simples e o presente simple continuous.


Unit 11 – Describing people / Descrever pessoas

Vocabulário sobre as estações do ano.

Vocabulário sobre desporto.

Adjetivos para descrever pessoas.

Adjetivos possessivos.

Pronomes possessivos.

Vocabulário sobre doenças.

A diferença sobre o simple present e o present continuous.


Actividades a desenvolver em aula:

Actividades de speaking simples.

Exercícios práticos de “imer são” inseridos na rotina do aluno(por exemplo: fazer a sua agenda diária em inglês, acrescentar E usar a matéria dada que seja possível inserir neste contexto real: Os dias da semana, meses do ano, estado do tempo, rotina diária, celebrações, etc.)

Ouvir e repetir vocabulário.

Ler diálogos.

Jogar jogos didáticos.

Ouvir diálogos.

Fazer a ligação entre imagens e vocabulário.

Exercícios de speaking simples.

Exercícios de listening.

Observação e descrição de imagens.

Exercícios de ligação de texto e imagem.

Preenchimento de tabelas.

Audição e/ou leitura de textos.

Completar e/ou escrever diálogos.

Ordenar frases.

Exercícios de gramática.

Fazer perguntas e dar respostas.

Ouvir, ler, repetir palavras, textos e canções.

Completar palavras, frases e/ou diálogos.

Diálogo em pares.

Atividades de caráter lúdico.

Exercícios de compreensão

Verdadeiro ou falso

Preenchimento de espaços.

Escrita de textos básicos. 

Role-plays.

Trabalhos de pesquisa.

Exercícios interactivos online.

Exercícios com filmes e vídeos.

Exercícios com músicas.

Exercícios interativos com notícias.


bottom of page