Sociologia
Professor
Francisco Jesus
Horário
4a feira | 15h10 | 1h semanal
Embarque numa viagem fascinante pelo estudo das interacções humanas e das estruturas que moldam as nossas vidas.
Sociologia
Apresentação:
A disciplina de Sociologia é uma viagem fascinante pelo estudo das interações humanas e das estruturas sociais que moldam as nossas vidas. Nesta disciplina, os alunos exploram conceitos fundamentais da sociologia e analisam questões contemporâneas que afetam a sociedade.
É importante apontar modos alternativos de conhecer as temáticas sociológicas. Iniciar os estudos desprendendo-os de um ou outro autor é ampliar a construção reflexiva do saber. Portanto, os conteúdos serão apresentados na forma de temas, aos quais serão acrescidas a contribuição de diferentes autores e suas teorias, por ocasião da apresentação e discussão das temáticas.
Objectivos Gerais:
Compreender os fundamentos teóricos da Sociologia e sua importância na compreensão das dinâmicas sociais.
Analisar as estruturas sociais e as relações entre indivíduos e grupos na sociedade.
Desenvolver uma consciência crítica sobre temas sociais, contribuindo para uma cidadania ativa e informada.
Objectivos Específicos:
Identificar as principais teorias sociológicas e seus proponentes.
Analisar as mudanças sociais e seus impactos nas comunidades e na cultura.
Explorar as desigualdades sociais, como género, raça, classe e etnia.
Compreender o papel da família, da educação e da religião na sociedade.
Investigar a dinâmica dos movimentos sociais e seu papel na transformação social.
Examinar a globalização e suas consequências na vida das pessoas.
Conteúdos Programáticos 2024/2025
1.º Trimestre:
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Ulrich Beck: Desenvolveu a teoria da sociedade de risco, analisando os desafios sociais, políticos e ambientais decorrentes da modernização.
Vandana Shiva: Investigou as questões ambientais e a justiça social, enfatizando a importância da ecologia e da sustentabilidade.
Bruno Latour: Analisou as interações entre a sociedade e o meio ambiente, explorando a relação entre natureza, ciência e política.
Arne Naess: Contribuiu com a teoria da ecologia profunda, destacando a importância do respeito à natureza e da consciência ambiental.
2. Políticas Públicas e bem-estar social
John Maynard Keynes: Desenvolveu a teoria económica do keynesianismo, enfatizando a importância da intervenção estatal na economia para promover o bem-estar social.
Amartya Sen: Contribuiu com a teoria do desenvolvimento humano, analisando as capacidades e liberdades individuais como base das políticas públicas.
Richard Wilkinson e Kate Pickett: Investigaram as desigualdades sociais e a relação entre desigualdade e bem-estar social nas sociedades contemporâneas.
Gøsta Esping-Andersen: Estudou os sistemas de proteção social e as políticas de bem-estar, analisando as diferenças entre os modelos de Estado de Bem-Estar Social.
2.º Trimestre:
1. Educação e desigualdade de oportunidades
Pierre Bourdieu: Investigou a reprodução das desigualdades sociais por meio da educação e dos capitais culturais e sociais.
Basil Bernstein: Estudou as formas de codificação e aquisição de conhecimento nas instituições educacionais, analisando as desigualdades educacionais.
Paulo Freire: Desenvolveu a teoria da pedagogia do oprimido, enfatizando a importância da educação crítica e libertadora.
Randall Collins: Analisou a dinâmica das interações educacionais e a importância dos contextos sociais na reprodução das desigualdades educacionais.
2. Saúde e desigualdade
Michel Foucault: Investigou o poder disciplinar e o controle social no campo da saúde, analisando as relações de poder nos sistemas de saúde.
Pierre Bourdieu: Estudou as desigualdades sociais e a distribuição desigual dos recursos de saúde, como o acesso a serviços médicos.
Dorothy E. Smith: Contribuiu com a perspectiva feminista da sociologia da saúde, analisando as questões de género e saúde.
Nikolas Rose: Analisou a medicalização da sociedade e as transformações nos discursos e práticas médicas.
3.º Trimestre:
1. Relações de género e feminismo
Judith Butler: Desenvolveu a teoria queer, questionando as normas de género e explorando a performatividade de género.
Simone de Beauvoir: Analisou a construção social do género e as opressões enfrentadas pelas mulheres, especialmente em "O Segundo Sexo".
Patricia Hill Collins: Contribuiu com a teoria do pensamento feminista negro, explorando as intersecções de raça, género e classe.
Raewyn Connell: Desenvolveu a teoria das masculinidades, analisando as diferentes formas de masculinidade e suas relações de poder.
2. Raça e etnicidade
W.E.B. Du Bois: Analisou a questão racial nos Estados Unidos e desenvolveu o conceito de "dupla consciência".
Frantz Fanon: Investigou as relações coloniais e as consequências psicossociais do racismo na obra "Os Condenados da Terra".
Stuart Hall: Contribuiu com os estudos culturais e a teoria do multiculturalismo, analisando a construção social da identidade racial e étnica.
Peggy McIntosh: Desenvolveu a teoria do privilégio branco, explorando as formas invisíveis de privilégio na sociedade.
Actividades em Aula:
Interatividade e Participação: Encorajar a participação ativa e a colaboração entre os alunos.
Integração Teoria-Prática: Conectar a teoria sociológica a exemplos práticos e contextos reais.
Diversificação das Atividades: Utilizar uma variedade de métodos para atender a diferentes estilos de aprendizagem e interesses.
Utilização de Tecnologia: Incorporar recursos digitais para enriquecer a experiência de aprendizagem.
Prof. Francisco Jesus
Francisco Jesus é licenciado em História, variante de História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre em História da Arte pela Universidade Lusíada de Lisboa e frequentou o curso de doutoramento em Sociologia da Universidade da Beira Interior (tese em curso), áreas que leciona no ensino superior e nas quais publicou alguns artigos e capítulos de livros. De acordo com a sua formação e interesses pessoais especializou-se particularmente nos temas e problemas da sociologia e da história social da arte.
Ao longo do seu percurso profissional tem lecionado também disciplinas do âmbito da história económica e social e dos problemas sociais contemporâneos de que maioritariamente se ocupa nesta disciplina.