top of page

Iniciação à Fotografia: a natureza morta

Professor

Francisco Jesus

Duração

Total: 16 horas. 8 semanas, duas sessões de 1h por semana.

Francisco Jesus

Preço:

€€

Iniciação à Fotografia: a natureza morta

Apresentação:


Este curso oferece uma perspectiva histórica e contemporânea sobre a natureza- morta na fotografia, os tipos de usos, circunstâncias e contextos ou universos de fabrico, assim como uma sequência de exercícios práticos semanais, comentários intermédios e crítica final de trabalhos produzidos. Os alunos trabalharão individualmente para construir o seu conhecimento em fotografia e no manejo da câmara fotográfica, assim como para desenvolver aptidões e competências para produzir imagens sobre os temas de natureza-morta propostos e para analisar a função da natureza-morta na fotografia contemporânea, na criação de memórias pessoais e familiares e no significado da vida quotidiana.


Programa:

  1. Fotografar naturezas-mortas

  2. A natureza-morta como género fotográfico

  3. A luz na natureza-morta

  4. Princípios básicos da câmara fotográfica

  5. Princípios básicos de fotografia

  6. Exercícios fundamentais: fotografia de tema livre, fotografia composta usando produtos, objectos, peças de fruta, etc.

  7. Criar imagens com significado.

  8. Crítica final

Prof. Francisco Jesus


Francisco Jesus é licenciado em História, variante de História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre em História da Arte pela Universidade Lusíada de Lisboa e frequentou o curso de doutoramento em Sociologia da Universidade da Beira Interior (tese em curso), áreas que leciona no ensino superior e nas quais publicou alguns artigos e capítulos de livros. De acordo com a sua formação e interesses pessoais especializou-se particularmente nos temas e problemas da sociologia e da história social da arte.

bottom of page