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Educação para a Saúde

Professor

Maria João Carneiro

Horário

4a feira | 14h00 | 1h semanal

Maria João Carneiro

Educação para a Saúde permite entender e promover práticas saudáveis para a melhoria da nossa qualidade de vida e bem-estar.

Educação para a Saúde

Apresentação:


A disciplina de Educação para a Saúde oferece aos alunos uma compreensão holística do bem-estar, explorando a interconexão entre saúde mental, física e social. Estruturado em três trimestres, o programa abrange temas essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes.


No primeiro trimestre, o foco é a Saúde Mental, onde os alunos aprenderão a reconhecer, compreender e gerir as suas emoções, além de adoptar práticas de autocuidado e desenvolver redes de apoio eficazes.


No segundo trimestre, a Saúde Física será enfatizada, abordando nutrição equilibrada, actividade física, sono adequado, promovendo a construção de hábitos saudáveis.


No terceiro trimestre, a Saúde Social será o tema principal, onde os alunos explorarão habilidades de comunicação, a importância das relações interpessoais, cidadania, culminando em uma compreensão aprofundada do papel das interações sociais no bem-estar geral.


Este programa visa não apenas educar, mas também capacitar os alunos a tomar decisões informadas e positivas para sua saúde em todas as esferas da vida.


Conteúdos Programáticos:


1º Trimestre: Saúde Mental


Objetivo: Desenvolver o entendimento sobre a importância da saúde mental e fornecer ferramentas para a promoção do bem-estar psicológico.


  1. Introdução à Saúde Mental

    • Conceito de saúde mental

    • Importância da saúde mental

    • Estigma e preconceito em relação à saúde mental


  2. Emoções e Regulação Emocional

    • Reconhecimento e expressão das emoções

    • Técnicas de regulação emocional

    • Inteligência emocional


  3. Stress e Ansiedade

    • O que é stress e ansiedade

    • Causas e efeitos

    • Técnicas de gestão (relaxamento, meditação)


  4. Autoestima e Autocuidado

    • Importância da autoestima

    • Práticas de autocuidado

    • Desenvolvendo uma mentalidade positiva


  5. Redes de Apoio

    • Importância de uma rede de apoio

    • Como procurar ajuda

    • Recursos disponíveis (escolas, comunidade)


Actividades:

  • Workshop de Meditação: Sessões guiadas para praticar técnicas de relaxamento e meditação.

  • Diário das Emoções: Manter um diário onde os alunos registram suas emoções diárias e reflexões.


  • Dinâmicas de Grupo: Actividades para promover a expressão de emoções e construção de empatia.


2º Trimestre: Saúde Física


Objectivo: Promover o conhecimento e a prática de hábitos saudáveis para manter o corpo em boas condições.


  1. Nutrição e Dieta Equilibrada

    • Princípios de uma alimentação saudável

    • Leitura de rótulos de alimentos

    • Planeamento de refeições


  2. Actividade Física

    • Benefícios da atividade física

    • Tipos de exercícios

    • Como criar uma rotina de exercícios


  3. Sono e Descanso

    • Importância do sono

    • Higiene do sono

    • Efeitos da privação de sono



  4. Prevenção de Doenças

    • Vacinação

    • Hábitos que previnem doenças

    • Informação sobre doenças transmissíveis e não transmissíveis


Actividades:

  • Oficina de Culinária: Preparar refeições saudáveis em grupo.

  • Sessões de Exercício: Aulas de diferentes modalidades (yoga, aeróbica, etc.).

  • Registro de Atividade Física: Os alunos registram suas atividades físicas semanais.



3º Trimestre: Saúde Social


Objectivo: Explorar a influência das relações sociais na saúde e promover habilidades para interações sociais saudáveis.


  1. Comunicação Eficaz

    • Habilidades de comunicação

    • Escuta ativa

    • Resolução de conflitos


  2. Relações Interpessoais

    • Tipos de relações (familiares, amizades, colegas)

    • Construção e manutenção de relações saudáveis

    • Limites pessoais


  3. Cidadania e Participação Social

    • Importância da cidadania

    • Participação em comunidades e voluntariado

    • Direitos e responsabilidades


  4. Diversidade e Inclusão

    • Respeito às diferenças

    • Combate à discriminação

    • Inclusão de pessoas com deficiência


Actividades:

  • Role-playing: Simulações para praticar habilidades de comunicação e resolução de conflitos.

  • Projecto de Voluntariado: Participar de atividades comunitárias ou projetos de serviço.

  • Debates: Discussões em grupo sobre temas atuais relacionados à saúde social e cidadania.




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