
Escrita Criativa
Professor
Fátima Almeida
Horário
5a feira | 11h40 | 1h quinzenal

Desenvolva habilidades de escrita e expressão pessoal por meio da exploração de diferentes géneros literários e estilos.
Escrita Criativa
Apresentação:
Esta unidade fomenta o processo criativo e procura estimular a experimentação de diferentes
técnicas através da resposta a exercícios de escrita individuais e coletivos. Ter a escrita como
um instrumento de vida, permite, pelo caminho, construir um legado em palavras, aprender
mais sobre os nossos pontos de vista, desconstruir e reconstruir, ao passo que encontramos
um lugar concreto para as nossas ideias.
Em coordenação com a unidade de Literatura Contemporânea, o programa de Escrita Criativa
permite, assim, que se reflita sobre as problemáticas em estudo colocando em prática as
diferentes dimensões da escrita que nos conduzem à (nossa) verdade em virtude da(s)
história(s) que temos para contar. Expostos a diferentes estilos e géneros, na vaga
contemporânea, os passos são dados no sentido de descobrir qual a melhor forma de narrar
essa história, contemplando e desafiando as normas para explorar todas as possibilidades que
o processo criativo abre.
Objectivos:
Explorar técnicas específicas de escrita para fomentar o processo criativo
Descobrir estratégias para desbloquear a criatividade; ver, escutar e libertar
Dominar ferramentas de escrita para desenvolver as ideias de forma criativa e impactante
Observar diferentes estilos de escrita e considerar o papel da(s) estética(s)
Deambular entre o cânon e a inovação/experimentalismo.
Compreender e experimentar as diferentes estratégias características dos vários géneros
literários e observar como estas se mesclam
Descobrir que género literário é mais recorrente na sua escrita (do lírico ao dramático sem esquecer os híbridos)
Encontrar as formas e fórmulas que mais servem a sua narrativa
Ter na escrita um meio de reflexão sobre o que nos rodeia e para o entendimento da nossa
história
Desenvolver hábitos de escrita e nutrir o entusiasmo para continuar a criar e partilhar histórias
Conteúdos Programáticos 2024/2025:
1º Trimestre
Como, para e por que se escreve? O encontro com a (nossa) verdade
O que torna a escrita criativa e original?
Os benefícios da espontaneidade na escrita; as primeiras pedras do castelo
O poder de destravar a imaginação e apaziguar o pré-julgamento
A influência dos movimentos artísticos no redimensionar da tradição em diversos
géneros literários
2º Trimestre
Poderemos com a escrita, nas suas múltiplas formas, desconstruir o mundo?
É a escrita canónica intocável ou suscetível de ser desconstruída para inspirar novas
perspectivas?
Como exercer a nossa justiça poética
Exemplos de autores simbolistas e experimentais
O silêncio e a abertura de possibilidades na escrita
A tensão entre o que se diz e o que fica por dizer (no vazio criado para deixar existir)
O contributo das palavras ‘abstratas’ vs. ‘concretas’ para o texto e outros aspectos
relevantes, tom, ritmo, cadência, repetição, plasticidade das frases
3º Trimestre
Como a poesia entra na escrita em prosa. Quais são as fronteiras?
Explorar várias possibilidades ficcionais: poema, conto, prosa breve, memoir, para
diferentes públicos
A inovação a partir da transformação do consagrado
Apurar o sentido de observação e ir ao encontro da nossa história por via de narrativas
Até onde podemos ir com a escrita? Reflexão
Na sua maioria, estes tópicos serão abordados através da execução de exercícios
específicos para que as respostas aos desafios sejam, nesta aula, descobertas por meio
da escrita.
Actividades em Aula:
Exercícios de escrita
Leitura de alguns excertos (poemas / prosa breve / romances) que são exemplo de ou
servem para a experimentação
Debate de ideias para refletir sobre o resultado do processo criativo
Desenvolver algumas das versões dos textos produzidos na aula por meio dos
exercícios propostos
Prof. Fátima Almeida
Cresci numa aldeia quase aos pés da Serra da Estrela. O silêncio das montanhas despertou em mim a vontade de encontrar palavras para descrever e reviver o que à minha volta nem sempre era audível, mesmo quando os aldeões conversavam ao entardecer, no Verão. Eram a minha companhia para compreender o mundo além do que era dito para dentro das muralhas imponentes da serra. Estudei Jornalismo, mas à noite refugiava-me em cursos da Oficina de Poesia da Universidade de Coimbra, grupo através do qual participei em vários workshops e leitura de poemas em bibliotecas e municípios do país. Tornei-me jornalista, sempre de imprensa, sempre carregada do sonhos e poesia; não só tinha uma voz, como poderia dar voz. Vivi mais de 10 anos em Macau, cenário que me inspirou a escrever ainda mais, nomeadamente um livro de ficção em acabamento com capítulos já selecionados para prémios literários locais, como o Prémio Á-Ma. Fiz uma pausa no jornalismo e dei aulas em universidades em Macau. De regresso a Portugal, frequento o programa doutoral em Ciências da Linguagem, na Universidade de Aveiro, no qual me concentrarei no estudo das metáforas da emoção em texto jornalístico. Mais recentemente encontro-me também a estudar sobre o ensino do Português como Língua não Materna.
Desenvolvi este programa de escrita com base na minha experiência e conhecimento que adquiri como estudante de escrita criativa, com maior fôlego no mestrado da Universidade de Hong Kong, não por crer que a escrita se ensina, mas por estar convicta de que a sua prática nos acolhe e torna a nossa jornada de vida mais palpável, apreciando a existência das coisas que nos rodeiam com mais humildade.
Como uma pessoa que se apaixonou pelo ato de escrever, estou muito satisfeita com esta oportunidade de vos conhecer, com a certeza que muito tenho a aprender com o quanto guardam da vida.