top of page

Escrita Criativa

Professor

Prof. Fátima Almeida

Horário

Escrita Criativa I - 6a feira | 15h10 | 1h/quinzenal
Escrita Criativa II - 6a feira | 14h00 | 1h/quinzenal

Desenvolva habilidades de escrita e expressão pessoal por meio da exploração de diferentes géneros literários e estilos.

Escrita Criativa

Apresentação:


Esta unidade fomenta o processo criativo e procura estimular a experimentação de diferentes técnicas através da resposta a exercícios de escrita individuais e coletivos. Ter a escrita como um instrumento de vida, permite, pelo caminho, construir um legado em palavras, aprender mais sobre os nossos pontos de vista, desconstruir e reconstruir, ao passo que encontramos um lugar concreto para as nossas ideias.

O programa de Escrita Criativa permite, assim, que se reflita sobre as problemáticas em estudo colocando em prática as diferentes dimensões da escrita que nos conduzem à (nossa) verdade em virtude da(s) história(s) que temos para contar. Expostos a diferentes estilos e géneros, na vaga contemporânea, os passos são dados no sentido de descobrir qual a melhor forma de narrar essa história, contemplando e desafiando as normas para explorar todas as possibilidades que o processo criativo abre.

Objectivos:


  • Explorar técnicas específicas de escrita para fomentar o processo criativo

  • Descobrir estratégias para desbloquear a criatividade; ver, escutar e libertar

  • Dominar ferramentas de escrita para desenvolver as ideias de forma criativa e impactante

  • Observar diferentes estilos de escrita e considerar o papel da(s) estética(s)

  • Deambular entre o cânon e a inovação/experimentalismo.

  • Compreender e experimentar as diferentes estratégias características dos vários géneros

    literários e observar como estas se mesclam

  • Descobrir que género literário é mais recorrente na sua escrita (do lírico ao dramático sem esquecer os híbridos)

  • Encontrar as formas e fórmulas que mais servem a sua narrativa

  • Ter na escrita um meio de reflexão sobre o que nos rodeia e para o entendimento da nossa

    história

  • Desenvolver hábitos de escrita e nutrir o entusiasmo para continuar a criar e partilhar histórias


Conteúdos Programáticos:


1º Trimestre


  • Como, para e por que se escreve? O encontro com a (nossa) verdade

  • O que torna a escrita criativa e original?

  • Os benefícios da espontaneidade na escrita; as primeiras pedras do castelo

  • O poder de destravar a imaginação e apaziguar o pré-julgamento

  • A influência dos movimentos artísticos no redimensionar da tradição em diversos

    géneros literários


    2º Trimestre


  • Poderemos com a escrita, nas suas múltiplas formas, desconstruir o mundo?

  • É a escrita canónica intocável ou suscetível de ser desconstruída para inspirar novas

    perspectivas?

  • Como exercer a nossa justiça poética

  • Exemplos de autores simbolistas e experimentais

  • O silêncio e a abertura de possibilidades na escrita

  • A tensão entre o que se diz e o que fica por dizer (no vazio criado para deixar existir)

  • O contributo das palavras ‘abstratas’ vs. ‘concretas’ para o texto e outros aspectos

    relevantes, tom, ritmo, cadência, repetição, plasticidade das frases


    3º Trimestre


  • Como a poesia entra na escrita em prosa. Quais são as fronteiras?

  • Explorar várias possibilidades ficcionais: poema, conto, prosa breve, memoir, para

    diferentes públicos

  • A inovação a partir da transformação do consagrado

  • Apurar o sentido de observação e ir ao encontro da nossa história por via de narrativas

  • Até onde podemos ir com a escrita? Reflexão

  • Na sua maioria, estes tópicos serão abordados através da execução de exercícios

    específicos para que as respostas aos desafios sejam, nesta aula, descobertas por meio

    da escrita.


Actividades em Aula:


  • Exercícios de escrita

  • Leitura de alguns excertos (poemas / prosa breve / romances) que são exemplo de ou

    servem para a experimentação

  • Debate de ideias para refletir sobre o resultado do processo criativo

  • Desenvolver algumas das versões dos textos produzidos na aula por meio dos

    exercícios propostos


bottom of page