top of page

Escrita Criativa

Professor

Fátima Almeida

Horário

5a feira | 11h40 | 1h quinzenal

Fátima Almeida

Desenvolva habilidades de escrita e expressão pessoal por meio da exploração de diferentes géneros literários e estilos.

Escrita Criativa

Apresentação:


Esta unidade fomenta o processo criativo e procura estimular a experimentação de diferentes

técnicas através da resposta a exercícios de escrita individuais e coletivos. Ter a escrita como

um instrumento de vida, permite, pelo caminho, construir um legado em palavras, aprender

mais sobre os nossos pontos de vista, desconstruir e reconstruir, ao passo que encontramos

um lugar concreto para as nossas ideias.

Em coordenação com a unidade de Literatura Contemporânea, o programa de Escrita Criativa

permite, assim, que se reflita sobre as problemáticas em estudo colocando em prática as

diferentes dimensões da escrita que nos conduzem à (nossa) verdade em virtude da(s)

história(s) que temos para contar. Expostos a diferentes estilos e géneros, na vaga

contemporânea, os passos são dados no sentido de descobrir qual a melhor forma de narrar

essa história, contemplando e desafiando as normas para explorar todas as possibilidades que

o processo criativo abre.


Objectivos:


  • Explorar técnicas específicas de escrita para fomentar o processo criativo

  • Descobrir estratégias para desbloquear a criatividade; ver, escutar e libertar

  • Dominar ferramentas de escrita para desenvolver as ideias de forma criativa e impactante

  • Observar diferentes estilos de escrita e considerar o papel da(s) estética(s)

  • Deambular entre o cânon e a inovação/experimentalismo.

  • Compreender e experimentar as diferentes estratégias características dos vários géneros

    literários e observar como estas se mesclam

  • Descobrir que género literário é mais recorrente na sua escrita (do lírico ao dramático sem esquecer os híbridos)

  • Encontrar as formas e fórmulas que mais servem a sua narrativa

  • Ter na escrita um meio de reflexão sobre o que nos rodeia e para o entendimento da nossa

    história

  • Desenvolver hábitos de escrita e nutrir o entusiasmo para continuar a criar e partilhar histórias


Conteúdos Programáticos 2024/2025:



  • 1º Trimestre

  • Como, para e por que se escreve? O encontro com a (nossa) verdade

  • O que torna a escrita criativa e original?

  • Os benefícios da espontaneidade na escrita; as primeiras pedras do castelo

  • O poder de destravar a imaginação e apaziguar o pré-julgamento

  • A influência dos movimentos artísticos no redimensionar da tradição em diversos

    géneros literários


  • 2º Trimestre

  • Poderemos com a escrita, nas suas múltiplas formas, desconstruir o mundo?

  • É a escrita canónica intocável ou suscetível de ser desconstruída para inspirar novas

    perspectivas?

  • Como exercer a nossa justiça poética

  • Exemplos de autores simbolistas e experimentais

  • O silêncio e a abertura de possibilidades na escrita

  • A tensão entre o que se diz e o que fica por dizer (no vazio criado para deixar existir)

  • O contributo das palavras ‘abstratas’ vs. ‘concretas’ para o texto e outros aspectos

    relevantes, tom, ritmo, cadência, repetição, plasticidade das frases


  • 3º Trimestre

  • Como a poesia entra na escrita em prosa. Quais são as fronteiras?

  • Explorar várias possibilidades ficcionais: poema, conto, prosa breve, memoir, para

    diferentes públicos

  • A inovação a partir da transformação do consagrado

  • Apurar o sentido de observação e ir ao encontro da nossa história por via de narrativas

  • Até onde podemos ir com a escrita? Reflexão

  • Na sua maioria, estes tópicos serão abordados através da execução de exercícios

    específicos para que as respostas aos desafios sejam, nesta aula, descobertas por meio

    da escrita.


Actividades em Aula:


  • Exercícios de escrita

  • Leitura de alguns excertos (poemas / prosa breve / romances) que são exemplo de ou

    servem para a experimentação

  • Debate de ideias para refletir sobre o resultado do processo criativo

  • Desenvolver algumas das versões dos textos produzidos na aula por meio dos

    exercícios propostos



Prof. Fátima Almeida


Cresci numa aldeia quase aos pés da Serra da Estrela. O silêncio das montanhas despertou em mim a vontade de encontrar palavras para descrever e reviver o que à minha volta nem sempre era audível, mesmo quando os aldeões conversavam ao entardecer, no Verão. Eram a minha companhia para compreender o mundo além do que era dito para dentro das muralhas imponentes da serra.  Estudei Jornalismo, mas à noite refugiava-me em cursos da Oficina de Poesia da Universidade de Coimbra, grupo através do qual participei em vários workshops e leitura de poemas em bibliotecas e municípios do país. Tornei-me jornalista, sempre de imprensa, sempre carregada do sonhos e poesia; não só tinha uma voz, como poderia dar voz. Vivi mais de 10 anos em Macau, cenário que me inspirou a escrever ainda mais, nomeadamente um livro de ficção em acabamento com capítulos já selecionados para prémios literários locais, como o Prémio Á-Ma. Fiz uma pausa no jornalismo e dei aulas em universidades em Macau. De regresso a Portugal, frequento o programa doutoral em Ciências da Linguagem, na Universidade de Aveiro, no qual me concentrarei no estudo das metáforas da emoção em texto jornalístico. Mais recentemente encontro-me também a estudar sobre o ensino do Português como Língua não Materna. 

Desenvolvi este programa de escrita com base na minha experiência e conhecimento que adquiri como estudante de escrita criativa, com maior fôlego no mestrado da Universidade de Hong Kong, não por crer que a escrita se ensina, mas por estar convicta de que a sua prática nos acolhe e torna a nossa jornada de vida mais palpável, apreciando a existência das coisas que nos rodeiam com mais humildade. 

Como uma pessoa que se apaixonou pelo ato de escrever, estou muito satisfeita com esta oportunidade de vos conhecer, com a certeza que muito tenho a aprender com o quanto guardam da vida. 

bottom of page