

Francês A.1.1
Professor
Sylvie Moreira
Horário
2a feira | 16h30 | 1h semanal
Francês A.1.1
Apresentação geral da disciplina: Francês nível A1 é a base para conseguir evoluir na aprendizagem da língua francesa para níveis mais avançados. Com este curso conseguirá aprender palavras e expressões essenciais, construção de frases simples e de comunicação. Serão desenvolvidas competências de compreensão através da aplicação de vocabulário simples como palavras normalmente usadas em conversas, informação sobre dados pessoais e parentescos, identificação de vocabulário geral associado ao dia-a-dia. Será também capaz de escrever em francês, usando pequenos textos e informações pessoais básicas necessárias para o desenvolvimento da escrita.
Objectivos específicos:
1. Reconhecer palavras e expressões simples relativas à identificação pessoal e família.
2. Compreender nomes conhecidos, palavras e frases simples.
3. Comunicar de forma básica sobre assuntos relativos a uma necessidade imediata.
4. Utilizar expressões e frases simples para descrever o local de residência e pessoas.
5. Escrever textos curtos utilizando vocabulário geral.
Programa Anual:
Introdução à cultura francesa na sociedade e em contexto laboral;
Vocabulário geral: Os números; As horas; meses e estações do ano; Países e nacionalidades; Pessoas e família; Apresentar-se a alguém e cumprimentar; Local de trabalho e profissões; actividade da empresa; Pequenos objectos pessoais e de trabalho; Dar informação pessoal; Falar ao telefone; Verificar emails e responder; Vocabulário básico para viajar; Pedir e dar indicações; Descrever, de forma básica, um dia de trabalho.
Gramática: Presente do indicativo dos verbos “être et avoir”; Artigos definidos e indefinidos; Pronomes; O feminino/masculino; A negativa; Preposições; Adjectivos possessivos; O plural dos adjetivos; Pronomes demonstrativos; Presente do indicativo dos verbos terminados em “er”, “oir”, “yer”, ier; Presente do indicativo de verbos regulares e irregulares; Verbos pronominais no presente do indicativo; Verbos conjugados com “être”; o “passé composé” e o “imparfait”; o passado recente e o futuro próximo; Advérbios de frequência; Imperativo; Complemento directo e indirecto; “Qui” e “que”.
Actividades em aula:
breve conversa de grupo ao princípio de cada aula;
escuta de músicas, compreensão oral e escrita da letra, leitura e análise das estruturas sintáticas e dos elementos lexicais e gramaticais;
compreensão de regras e exercícios gramaticais no livro e em materiais preparados pela professora;
exercícios de completamento, escolha múltipla e lógica;
aprendizagem lexical com fichas temáticas;
produção escrita a partir de um estímulo (ex. pergunta ou imagem);
leituras de artigos de jornal, poemas ou textos específicos preparados pela professora para treinar a compreensão escrita;
visão de vídeos com explicações de regras ou apresentações de cenas de vida do dia-a-dia para treinar a compreensão oral;
role-play entre colegas para a produção oral;
trabalhos de casa individuais e correções coletivas semanais.

Sylvie Moreira
Sylvie Moreira é uma nativa de França, filha de pai português e mãe francesa. Desde 2016 que se dedica ao ensino da língua francesa como Formadora e Instrutora Online de Francês.
Ao longo dos anos, trabalhando com escolas de ensino à distância e centros de estudos, Sylvie percebeu uma lacuna que seus alunos enfrentavam. Embora eles obtivessem diplomas e certificações após concluir o curso de Francês, algo ainda estava faltando... a prática efectiva da conversação em Francês.
Essa percepção levou Sylvie a reconhecer a necessidade que seus alunos tinham por um ensino baseado na prática da conversação. Assim, ela criou o seu próprio método, uma abordagem que permite aos alunos desenvolver as suas competências de Francês tanto na vida profissional quanto pessoal, e alcançar o sucesso na comunicação em Francês.
Para reforçar suas habilidades como Instrutora Online, Sylvie conquistou o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) em fevereiro de 2016. e o certificado Empowarte e Formação Profissional em Instrutor Online (DGERT) em junho de 2020.