top of page

Francês A.1.2

Professor

Sylvie Moreira

Horário

Sylvie Moreira

Francês Nível A1.2 desenvolve e aprofunda os conhecimentos e competências adquiridos em A.1.1

Francês A.1.2

Apresentação geral da disciplina: Francês nível A1 é a base para conseguir evoluir na aprendizagem da língua francesa para níveis mais avançados. Com este curso conseguirá aprender palavras e expressões essenciais, construção de frases simples e de comunicação. Serão desenvolvidas competências de compreensão através da aplicação de vocabulário simples como palavras normalmente usadas em conversas, informação sobre dados pessoais e parentescos, identificação de vocabulário geral associado ao dia-a-dia. Será também capaz de escrever em francês, usando pequenos textos e informações pessoais básicas necessárias para o desenvolvimento da escrita.


Objectivos específicos:

1. Reconhecer palavras e expressões simples relativas à identificação pessoal e família.

2. Compreender nomes conhecidos, palavras e frases simples.

3. Comunicar de forma básica sobre assuntos relativos a uma necessidade imediata.

4. Utilizar expressões e frases simples para descrever o local de residência e pessoas.

5. Escrever textos curtos utilizando vocabulário geral.


Programa anual:

Les heures

Les verbes pronominaux

Les interrogations

Les adverbes de fréquences

les verbes "faire" et « sortir » au présent

Le passé composé avec avoir

Le passé composé avec être

Le passé composé et la negation

Le passé composé avec les verbes pronominaux

Les marqueurs temporels

Les pronoms relatifs

les verbes "savoir" et « connaître » au présent

les verbes "vouloir" et « pouvoir » au présent

L’accord des adjectifs de couleur

Les 3 registres

L’expression de souhait

L’impératif

Les articles partitifs

Les pronoms COD

L’obligation personnelle

L’obligation impersonnelle

Les adverbes de quantité

Le futur proche


Actividades em aula:

  1. breve conversa de grupo ao princípio de cada aula;

  2. escuta de músicas, compreensão oral e escrita da letra, leitura e análise das estruturas sintáticas e dos elementos lexicais e gramaticais;

  3. compreensão de regras e exercícios gramaticais no livro e em materiais preparados pela professora;

  4. exercícios de completamento, escolha múltipla e lógica;

  5. aprendizagem lexical com fichas temáticas;

  6. produção escrita a partir de um estímulo (ex. pergunta ou imagem);

  7. leituras de artigos de jornal, poemas ou textos específicos preparados pela professora para treinar a compreensão escrita;

  8. visão de vídeos com explicações de regras ou apresentações de cenas de vida do dia-a-dia para treinar a compreensão oral;

  9. role-play entre colegas para a produção oral;

  10. trabalhos de casa individuais e correções coletivas semanais.

bottom of page