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Informática

Professor

António Castelhanito

Horário

6a feira | 14h00 | 1h semanal

António Castelhanito

Explore ferramentas digitais para aprimorar as suas competências tecnológicas.

Informática

Apresentação geral da disciplina: Na disciplina de Informática, os alunos irão aprender sobre os diferentes componentes de um computador, como usar o sistema operacional Windows e programas do pacote Office, como navegar na internet e usar redes sociais, e explorar diferentes técnicas e estratégias para promover a inclusão digital.


Objectivos gerais:

  1. Desenvolver competências em informática e no uso do computador e de diferentes programas.

  2. Conhecer e desenvolver estratégias para contornar os principais desafios enfrentados pelos seniores na inclusão digital.


Objectivos específicos:

  1. Identificar os diferentes componentes de um computador e compreender sua função.

  2. Desenvolver competências no uso do sistema operacional Windows.

  3. Desenvolvercompetências no uso de programas do pacote Office, como Word, Excel e PowerPoint.

  4. Desenvolver competências na navegação na internet e no uso de redes sociais.

  5. Auxiliar os alunos em dúvidas e questões pessoais que tenham no uso dos computadores e de diferentes programas.


Programa anual:


1º Trimestre:

  • Introdução à Informática: conceitos básicos, componentes de um computador, importância da informática na terceira idade.

  • Sistema Operacional Windows: uso básico do Windows, gerenciamento de arquivos e pastas.

  • Pacote Office: uso básico do Word, Excel e PowerPoint.


2º Trimestre:

  • Internet: navegação na internet, pesquisa de informações, segurança online.

  • Redes Sociais: uso básico de redes sociais, como Facebook e Instagram.

  • Comunicação Online: uso de programas de comunicação online, como Skype e Zoom.


3º Trimestre:

  • Informática Integrada: combinação de habilidades em informática para diferentes objectivos.



Actividades a desenvolver em aula:

  • Exercícios práticos de informática utilizando diferentes técnicas e materiais.

  • Criação de projetos individuais ou em grupo para aplicar os conhecimentos adquiridos.



Prof. António Castelhanito


Licenciatura em Marketing e Publicidade pela Universidade Autónoma de Lisboa, formador certificado, com vasta experiência em diversas áreas de formação e desenvolvimento digital. Atualmente, está a concluir uma Pós-Graduação em Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes na Aprendizagem.


Com mais de 20 anos de experiência como formador, tem atuado em diversas instituições de renome, como Flag, Etic e Citeforma, onde ministrou cursos em tópicos como IA, Design Gráfico, Web Design e Multimédia. Também possui uma sólida experiência em consultoria e desenvolvimento de websites, sendo proficiente em tecnologias como HTML5, CSS3, WordPress, e ferramentas de design gráfico como Photoshop e Illustrator.


Como consultor de Inteligência Artificial, auxilia empresas a integrar soluções de IA em suas operações, especialmente na criação de conteúdos generativos automatizados e na otimização de processos digitais. Também é sócio-gerente de empresas no setor de novas tecnologias, desenvolvendo competências em gestão de clientes, desenvolvimento de novos negócios e coordenação de projectos.

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