top of page

Italiano A.1.1

Professor

Marilena Magistro

Horário

3a feira | 16h30 | 1h semanal

Italiano A.1.1

As aulas de italiano pretendem ser um momento da semana de aprendizagem da língua italiana e partilha através de um método muito dinâmico, que convida as alunas a participar de forma ativa durante a hora semanal com a turma e durante o resto da semana com o trabalho individual. Os materiais utilizados são diferentes para tornar a aprendizagem o mais interessante possível e coerente com o uso prático da língua. Estes, para além do manual de gramática, incluem músicas, poemas, artigos de jornal e vídeos, cada um relativo ao tema estudado nessa específica fase do curso e funcional ao alcance dos objetivos da disciplina. O ritmo das aulas é determinado pela disponibilidade e motivação dos alunos e é adaptado às exigências e interesses destes.


Objectivos específicos:

  1. apresentar-se e descrever si próprias e os/as outros/as;

  2. descrever o próprio dia-a-dia, atividades, hobbies;

  3. saber conversar a nível formal e informal;

  4. falar sobre memórias passadas e planos futuros;

  5. fazer pedidos de forma cordial e expressar desejos;

  6. usar de forma apropriada os adjetivos para a descrição de pessoas e imagens;

  7. pedir e dar informações em situações sociais típicas (ex. restaurante).



Programa Anual


Gramática:

- O Alfabeto Ortografia básica e pronúncia

- Fonética básica (acentuação, intonação)

- O género e o número: formação do plural

- Concordância dos nomes e adjetivos

- Os determinantes definidos e indefinidos

- As formas interrogativas e negativas

- Os pronomes pessoais Os pronomes reflexos

- Os verbos básicos no presente indicativo (Essere/Avere/Andare/Venire/Preferire/Finire/Capire/Sapere/Fare/Chiamarsi)

- Os verbos modais- “CI+ ESSERE – CI+ AVERE”

- As locuções interrogativas

- Os advérbios de frequência

- Adjetivos e pronomes possessivos

- As preposições simples e as contrações

- Os adjetivos e pronomes demonstrativos

- Os indicadores temporais

- O “passato prossimo”

- O particípio passado concordância- “Stare + Gerundio”

- Os pronomes diretos e indiretos (mi piace/mi piacciono)

- O “NE” partitivo

- Imperfeito-

Futuro simples

- Condicional presente verboVOLERE


Competência linguística e vocabulário:

- Apresentar-se e cumprimentar alguém

- Agradecer

- Os níveis de tratamento (formal/informal)

- Números de 0 a um milhão

- O corpo humano

- As profissões

- A família

- As estações

- Os meses

- Os dias da semana

- As partes do dia

- Indicações de lugar

- Falar de números (pesos, medidas e cálculos)

- O clima

- A vida quotidiana

- Os horários

- As horas

- A casa

- A comida

– As lojas

– A roupa

– As cores

- Falar dos gostos e dar opiniões

- Escrever cartas simples/fax e telefonar

- Cultura e civilidade: a Itália e as regiões, o Sistema escolástico italiano, Os locais públicos- Algumas músicas italianas (Battisti, Gianna Nannini, Adriano Celentano…)

- O cinema italiano (Nanni Moretti, Roberto Benigni, Fellini…)

- Aprofundamento da sociedade italiana por meio da exploração de sitios internet


Actividades em aula:

  1. breve conversa de grupo ao princípio de cada aula;

  2. escuta de músicas, compreensão oral e escrita da letra, leitura e análise das estruturas sintáticas e dos elementos lexicais e gramaticais;

  3. compreensão de regras e exercícios gramaticais no livro e em materiais preparados pela professora;

  4. exercícios de completamento, escolha múltipla e lógica;

  5. aprendizagem lexical com fichas temáticas;

  6. produção escrita a partir de um estímulo (ex. pergunta ou imagem);

  7. leituras de artigos de jornal, poemas ou textos específicos preparados pela professora para treinar a compreensão escrita;

  8. visão de vídeos com explicações de regras ou apresentações de cenas de vida do dia-a-dia para treinar a compreensão oral;

  9. role-play entre colegas para a produção oral;

  10. trabalhos de casa individuais e correções coletivas semanais.



Marilena Magistro

Marilena Magistro

bottom of page