top of page

Literatura Contemporânea

Professor

Fátima Almeida

Horário

5a feira | 10h30 | 1h quinzenal

Fátima Almeida

Conheça obras literárias modernas de diferentes regiões do mundo, a partir do século XX até aos dias actuais.

Literatura Contemporânea

Apresentação:

A unidade de Literatura Contemporânea compreende a leitura e análise de textos e obras contemporâneas observando os contextos históricos e sociais durante os quais se desencadeou uma mudança artística e se originou uma rutura com os paradigmas anteriormente vigentes. Com especial enfâse em obras produzidas desde os meados do século XX, esta disciplina procura dar a conhecer a evolução do que foi escrito até aos dias de hoje assente na pluralidade e mescla de abordagens tanto da literatura portuguesa como da internacional. A bibliografia incluirá, assim, diferentes géneros literários, do narrativo ao dramático, com exemplos que possam, de modo mais expressivo, salientar as formas literárias proeminentes e perpetuar a reflexão sobre os temas e estilos dessas obras na conexão com os seus paradigmas e tempo.

Em coordenação com a unidade de Escrita Criativa, o programa de Literatura Contemporânea cria uma base de reflexão e observação para a experimentação de várias ferramentas de escrita original

usufruindo dos benefícios da prática consistente da escrita.


Objectivos:

  • Compreender e situar o contexto (histórico e social) da Literatura Contemporânea

  • Enquadrar os acontecimentos que marcam mudanças e ruturas reflectindo sobre conceitos como tradição, cânon, sociedade e desconstrução.

  • Caracterizar e debater sobre textos de autores proeminentes depois do Modernismo nomeadamente tendo em conta parâmetros estéticos, culturais e sociais.

  • Observar o estudo e a descrição de momentos e movimentos fulcrais na evolução dos diferentes géneros literários e as mutações dos mesmos.

  • Conhecer o percurso e a influência do meio nos autores contemporâneos (e destes no meio) no que é transversal ao seu tempo e obra.

  • Utilizar textos críticos e de análise para enquadrar e reflectir sobre os temas em estudo.

  • Entender diferentes formas de expressão à luz de movimentos de vanguarda e conceitos como subjetivismo e justiça poética.

  • Desenvolver e aprofundar conhecimento sobre autores contemporâneos lusófonos e de

    comunidades literárias internacionais.

  • Produzir textos fundamentados e reflexivos sobre os trechos analisados à luz dos princípios

    estudados.


Conteúdos Programáticos 2024/2025

Os conteúdos programáticos sugeridos serão abordados ao longo de três trimestres do ano académico e concentram-se sobretudo em ampliar o conhecimento sobre formas de escrita contemporânea. Esta unidade arranca com uma apresentação do plano de estudos e da respetiva bibliografia, estruturando-se com base nos seguintes pontos:


1º Trimestre

  • Literatura Contemporânea, enquadramento teórico. Definição e contexto

  • Desconstruir para construir? Os pressupostos dos movimentos artísticos e a sua influência

  • Modernidade, modernismo, tradição e inovação

  • Movimentos literários contemporâneos; a quebra do convencional


    2º Trimestre

  • As fronteiras entre os estilos literários e a fragmentação das mesmas, nomeadamente entre ficção e não ficção, na construção do eu na escrita (híbridos)

  • A emergência de novos géneros e públicos

  • Poesia e experimentalismo (anos 60);

  • O papel das vozes emergentes e das novas formas e fórmulas literárias


    3º Trimestre

  • A escrita antes e depois da liberdade

  • O que esperar da Literatura no futuro? Reflexão.


Actividades em Aula:

  • Leitura de textos expositivos e fundamentados sobre as temáticas do curso

  • Debate de ideias para refletir sobre o estilo e abordagem de diferentes textos

  • Escrita de comentários com recurso à fundamentação

  • Apresentações de conceitos estudados


Prof. Fátima Almeida

Cresci numa aldeia quase aos pés da Serra da Estrela. O silêncio das montanhas despertou em mim a vontade de encontrar palavras para descrever e reviver o que à minha volta nem sempre era audível, mesmo quando os aldeões conversavam ao entardecer, no Verão. Eram a minha companhia para compreender o mundo além do que era dito para dentro das muralhas imponentes da serra.  Estudei Jornalismo, mas à noite refugiava-me em cursos da Oficina de Poesia da Universidade de Coimbra, grupo através do qual participei em vários workshops e leitura de poemas em bibliotecas e municípios do país. Tornei-me jornalista, sempre de imprensa, sempre carregada do sonhos e poesia; não só tinha uma voz, como poderia dar voz. Vivi mais de 10 anos em Macau, cenário que me inspirou a escrever ainda mais, nomeadamente um livro de ficção em acabamento com capítulos já selecionados para prémios literários locais, como o Prémio Á-Ma. Fiz uma pausa no jornalismo e dei aulas em universidades em Macau. De regresso a Portugal, frequento o programa doutoral em Ciências da Linguagem, na Universidade de Aveiro, no qual me concentrarei no estudo das metáforas da emoção em texto jornalístico. Mais recentemente encontro-me também a estudar sobre o ensino do Português como Língua não Materna. 

Desenvolvi este programa de escrita com base na minha experiência e conhecimento que adquiri como estudante de escrita criativa, com maior fôlego no mestrado da Universidade de Hong Kong, não por crer que a escrita se ensina, mas por estar convicta de que a sua prática nos acolhe e torna a nossa jornada de vida mais palpável, apreciando a existência das coisas que nos rodeiam com mais humildade. 

Como uma pessoa que se apaixonou pelo ato de escrever, estou muito satisfeita com esta oportunidade de vos conhecer, com a certeza que muito tenho a aprender com o quanto guardam da vida. 

bottom of page