top of page

Literatura Portuguesa

Professor:

Prof. Maria Helena Silva

Horário:

Lit. Portuguesa IV - 5a feira | 15h10 | 1h/semanal

Celebre a riqueza da nossa escrita, desde os autores consagrados às novas gerações de escritores.

Literatura Portuguesa

Apresentação:


Na disciplina de Literatura Portuguesa, pretende-se explorar de que forma a leitura do texto literário, orientada segundo determinados parâmetros, poderá levar os alunos a procederem ao levantamento de experiências significativas. Por outras palavras, a leitura do texto literário poderá facilitar o processo de “pensar as experiências”, fazendo reflexões acerca de si e da sociedade que os rodeia, os chamados “Temas de Vida”, constituídos por uma diversidade de temas e problemas socialmente relevantes e necessários à compreensão do mundo e à resolução dos problemas que este nos coloca. Temas como: saúde, consumo, paz, ambiente, multiculturalismo e lazer. Este método (auto)biográfico tem o valor de (re)centrar toda a atenção no aluno, na sua experiência e percurso de vida. 

Objetivos da Literatura Portuguesa:


1º valorização da satisfação, isto é, o prazer imediato dos enigmas suscitados pelos diferentes tipos de texto e a identificação com pessoas, situações e valores; 

2º a possibilidade de, através da leitura, explorar e definir o valor e sentido da experiência humana, bem como a de desenvolver a sensibilidade pessoal e a consciência social e moral, valorizando o prazer da compreensão estética. 


    Maria de Lourdes da Trindade Dionísio, “Agora não posso, estou a ler”

 

Na disciplina de Literatura Portuguesa, pretende-se explorar de que forma a leitura do texto literário, orientada segundo determinados parâmetros, poderá levar os alunos a procederem ao levantamento de experiências significativas. Por outras palavras, a leitura do texto literário poderá facilitar o processo de “pensar as experiências”, fazendo reflexões acerca de si e da sociedade que os rodeia, os chamados “Temas de Vida”, constituídos por uma diversidade de temas e problemas socialmente relevantes e necessários à compreensão do mundo e à resolução dos problemas que este nos coloca. Temas como: saúde, consumo, paz, ambiente, multiculturalismo e lazer. Este método (auto)biográfico tem o valor de (re)centrar toda a atenção no aluno, na sua experiência e percurso de vida. 


Conteúdos Programáticos:


Homenagem a alguns autores Portugueses no dia aproximado em que se celebra a data dos seus nascimentos. (ao longo do ano).


  1. Poesia Medieval

    1. Lírica e sátira galego-portuguesas: (cantigas de amigo, cantigas de amor e cantigas de escárnio e maldizer)


  2. Renascimento

    1. Poesia: Lírica de Camões: análise de alguns sonetos;

    2. Camões épico - alguns episódios D´ Os Lusíadas..


  3. Romantismo 

    1. Prosa: Camilo Castelo Branco – “Amor de Perdição”.

    2. Leitura autónoma da obra. 


  4. Projeto de leitura: Agustina Bessa Luís – “A Sibila”

    1. Leitura autónoma da obra.



Actividades desenvolvidas em aula:


  1. Leitura e análise de textos em prosa e poesia;

  2. Diálogo com os alunos;

  3. Debates;

  4. Leitura autónoma da obra “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco;

  5. Resolução de pequenas fichas de trabalho para consolidação de conhecimentos, individualmente ou em grupo.

  6. Visionamentos de pequenos vídeos;

  7. Apresentações sobre os Centenários de alguns autores.

  8. Visionamento cinematográfico da adaptação da obra “A Sibila” de Agustina Bessa Luís;

  9. Debate, em aula, sobre o visionamento do filme “A Sibila”.

bottom of page