Literatura Portuguesa
Apresentação:
Na disciplina de Literatura Portuguesa, pretende-se explorar de que forma a leitura do texto literário, orientada segundo determinados parâmetros, poderá levar os alunos a procederem ao levantamento de experiências significativas. Por outras palavras, a leitura do texto literário poderá facilitar o processo de “pensar as experiências”, fazendo reflexões acerca de si e da sociedade que os rodeia, os chamados “Temas de Vida”, constituídos por uma diversidade de temas e problemas socialmente relevantes e necessários à compreensão do mundo e à resolução dos problemas que este nos coloca. Temas como: saúde, consumo, paz, ambiente, multiculturalismo e lazer. Este método (auto)biográfico tem o valor de (re)centrar toda a atenção no aluno, na sua experiência e percurso de vida.
Objetivos da Literatura Portuguesa:
1º valorização da satisfação, isto é, o prazer imediato dos enigmas suscitados pelos diferentes tipos de texto e a identificação com pessoas, situações e valores;
2º a possibilidade de, através da leitura, explorar e definir o valor e sentido da experiência humana, bem como a de desenvolver a sensibilidade pessoal e a consciência social e moral, valorizando o prazer da compreensão estética.
Maria de Lourdes da Trindade Dionísio, “Agora não posso, estou a ler”
Na disciplina de Literatura Portuguesa, pretende-se explorar de que forma a leitura do texto literário, orientada segundo determinados parâmetros, poderá levar os alunos a procederem ao levantamento de experiências significativas. Por outras palavras, a leitura do texto literário poderá facilitar o processo de “pensar as experiências”, fazendo reflexões acerca de si e da sociedade que os rodeia, os chamados “Temas de Vida”, constituídos por uma diversidade de temas e problemas socialmente relevantes e necessários à compreensão do mundo e à resolução dos problemas que este nos coloca. Temas como: saúde, consumo, paz, ambiente, multiculturalismo e lazer. Este método (auto)biográfico tem o valor de (re)centrar toda a atenção no aluno, na sua experiência e percurso de vida.
Conteúdos Programáticos:
Homenagem a alguns autores Portugueses no dia aproximado em que se celebra a data dos seus nascimentos. (ao longo do ano).
Poesia Medieval
Lírica e sátira galego-portuguesas: (cantigas de amigo, cantigas de amor e cantigas de escárnio e maldizer)
Renascimento
Poesia: Lírica de Camões: análise de alguns sonetos;
Camões épico - alguns episódios D´ Os Lusíadas..
Romantismo
Prosa: Camilo Castelo Branco – “Amor de Perdição”.
Leitura autónoma da obra.
Projeto de leitura: Agustina Bessa Luís – “A Sibila”
Leitura autónoma da obra.
Actividades desenvolvidas em aula:
Leitura e análise de textos em prosa e poesia;
Diálogo com os alunos;
Debates;
Leitura autónoma da obra “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco;
Resolução de pequenas fichas de trabalho para consolidação de conhecimentos, individualmente ou em grupo.
Visionamentos de pequenos vídeos;
Apresentações sobre os Centenários de alguns autores.
Visionamento cinematográfico da adaptação da obra “A Sibila” de Agustina Bessa Luís;
Debate, em aula, sobre o visionamento do filme “A Sibila”.


