top of page

Dicas para manter a mente activa

Updated: Jul 24, 2023

Manter a mente activa é essencial para o bem-estar cognitivo e para prevenir o envelhecimento do cérebro e consequente perda de capacidades intelectuais. Aqui estão algumas dicas de actividades para estimular o cérebro, que deve desenvolver em qualquer idade, mas especialmente a partir do momento em que deixa de ter uma vida profissional activa:


  1. Leitura: Invista na leitura de livros, revistas ou jornais para estimular a imaginação, a criatividade e o conhecimento geral. De preferência, junte-se a um Clube de Leitura ou participe em actividades de leitura em voz alta.

  2. Aulas de Línguas: Aprender uma nova língua ou praticar línguas que já conhece, através da oralidade ou da escrita, pode melhorar a função cerebral e manter o cérebro desafiado.

  3. Conversas significativas: a interacção significativa com outras pessoas, em que são trocadas ideias, acontecimentos e projectos mantém a sua mente activa, além de aprofundar os seus laços com outros, o que contribui para o seu bem-estar mental.

  4. Aprendizagem Online: Participar em cursos online ou assistir a palestras sobre temas do seu interesse pode expandir o conhecimento e manter a mente activa.

  5. Actividades Manuais: Envolver-se em actividades como pintura, costura, tricot ou trabalhos manuais estimula a sua criatividade e a coordenação motora.

  6. Puzzles e Quebra-Cabeças: Montar puzzles ou quebra-cabeças desafia o cérebro e ajuda a desenvolver habilidades visuais e cognitivas.

  7. Jogos de Tabuleiro: Jogar jogos de tabuleiro como xadrez, damas, palavras cruzadas e sudoku ajuda a exercitar a memória, raciocício, estratégia e habilidades de resolução de problemas.

  8. Exercícios Físicos: Além de estimular a mente, a prática de exercícios físicos melhora a circulação sanguínea e ajuda a manter o cérebro saudável. Qualquer modalidade serve! Dança, caminhada, ginástica suave, yoga, hidroginástica, ou qualquer outra da sua preferência... O importante é manter-se activo fisicamente.

  9. Meditação e Mindfulness: A prática de meditação e mindfulness pode reduzir o stress e a ansiedade, contribuindo para a saúde mental e o bem-estar cognitivo.

  10. Participação em Grupos de Discussão: Participar de grupos de discussão sobre temas do seu interesse possibilita a troca de ideias e o estímulo intelectual.

Existe uma grande abundância de actividades que pode desenvolver para manter a sua mente activa e saudável. O mais importante é escolher actividades de que gosta e que lhe dão prazer realizar para que se tornem parte da sua rotina. Lembre-se de desenvolver bons hábitos, inspire-se em algumas das sugestões acima e veja o seu nível de satisfação pessoal aumentar, com inegáveis benefícios para o seu bem-estar mental!


28 views0 comments
bottom of page