Estudos de Cinema
Apresentação:
A leitura crítica de um filme põe frequentemente em prática ferramentas e saberes oriundos de diferentes áreas disciplinares.
Conciliando textos (muitas vezes de cariz poético e literário ou ensaístico e filosófico), imagens (como fotografias, pinturas, espaços arquitectónicos ou corpos em movimento) e sons (música, palavras, ruídos), para abordar uma multiplicidade de temas e de ideias diversas, o cinema apresenta-se como um campo eminentemente interdisciplinar e interartístico.
Esta disciplina tem como propósito analisar e discutir criticamente objectos fílmicos paradigmáticos para a história do cinema mundial, dando ênfase a aspectos fundamentais da teoria do cinema e das artes, bem como de outras disciplinas, como a filosofia, a sociologia, a antropologia, os estudos culturais, entre outras. Procurar-se-á também estabelecer ligações entre o cinema e as outras artes (objectos literários e pictóricos, por exemplo) que entre si comuniquem formal ou tematicamente e que, assim, instiguem a transpor fronteiras entre várias áreas artísticas e vários campos de estudo. Privilegiar-se-á sobretudo uma abordagem interpretativa que convide à participação e ao diálogo em aula, sem que, porém, seja negligenciada a exposição de conceitos teóricos pertinentes.
Eis, portanto, uma disciplina que, não pretendendo ser uma História do Cinema, utilizará o cinema como ponto de partida para se pensar sobre a arte e sobre a vida.
Objectivos gerais:
Adquirir conhecimentos sobre teoria do cinema e dominar conceitos e ideias de várias áreas das artes e humanidades.
Comparar o cinema com as várias artes e explorar as potencialidades resultantes da sua contaminação mútua. Conhecer e analisar criticamente objectos artísticos de diferentes proveniências temporais, geográficas e disciplinares, estabelecendo entre eles relações de proximidade temática ou formal.
Adquirir conhecimentos teóricos e desenvolver competências analíticas, problematizando conceitos dos Estudos de Cinema e de outros domínios do saber.
Objectivos específicos:
Compreender conceitos dos Estudos Fílmicos, da Estética, da Filosofia, da Antropologia e dos Estudos Interartes e trabalhá-los ao analisar filmes.
Interpretar objectos fílmicos que potenciem uma reflexão interartística e interdisciplinar.
Problematizar as fronteiras entre as várias artes a partir do visionamento e discussão de filmes e da leitura e discussão de textos paradigmáticos.
Conteúdos Programáticos:
(Plano Provisório [os conteúdos programáticos bem como os filmes a discutir e a analisar terão em conta o rumo que as sessões forem tomando assim como os interesses e sugestões dos alunos])
1.º Trimestre
1. O medo e o voyeurismo: Psycho de Alfred Hitchcock (1960) e Peeping Tom de Michael Powell (1960).
2. O vampiro como metáfora do cinema: do Nosferatu de Murnau (1922) ao Nosferatu de Robert Eggers (2024).
2.º Trimestre
3. O cinema e a cidade: alguns filmes de Charles Chaplin, de Buster Keaton, de Roberto Rossellini e de Jean-Luc Godard.
4. O louvor da terra: Ugetsu monogatari (Mizoguchi, 1953), Veredas (João César Monteiro, 1977), Fitzcarraldo (Herzog, 1982) e Khane-ye doust kodjast? (Kiarostami, 1987).
3.º Trimestre
5. Fantasmas e duplos: Les yeux sans visage (Franju, 1960) e Persona (Bergman, 1966).
6. Distopias e apocalipses: Metrópolis (Lang, 1927), Stalker (Tarkovsky, 1979), Blade Runner (Ridley Scott, 1982) e A. I. Artificial Intelligence (Spielberg, 2001).