top of page

História da Arte

Professor

Prof. Maria José Almeida

Horário

História da Arte I - 4a feira | 16h20 | 1h semanal
História da Arte II - 4a feira | 15h10 | 1h semanal

Desenvolva a compreensão e apreciação das artes visuais através do estudo de diferentes períodos, movimentos e artistas.

História da Arte

Apresentação:


A História da Arte é uma disciplina dedicada ao estudo das diversas manifestações artísticas e arquitectónicas, desde os primórdios da civilização até aos dias de hoje. Ela examina o desenvolvimento das formas de arte ao longo do tempo, considerando o contexto histórico, cultural, social, e político que influenciou a criação e a evolução das obras artísticas. Ao abordar a análise crítica de pinturas, esculturas, arquiteturas e outras expressões visuais, a História da Arte não só valoriza as realizações artísticas como também promove uma compreensão profunda das dinâmicas culturais e sociais que moldam a humanidade.

Objetivo Geral


  • Desenvolver uma compreensão abrangente da evolução das artes visuais e arquitectónicas desde a Antiguidade até à contemporaneidade, destacando os contextos históricos, culturais e sociais que moldaram as diferentes expressões artísticas ao longo dos séculos.


Objetivos Específicos


  1. Identificar e analisar os principais estilos e movimentos artísticos de cada período histórico, reconhecendo as suas características distintivas e os seus principais representantes.

    • Explorar as características estilísticas e técnicas dos diferentes períodos artísticos, como o Românico, o Gótico, o Renascimento, o Barroco, entre outros, e identificar os artistas e obras mais emblemáticas de cada movimento.


  2. Compreender a relação entre as manifestações artísticas e o contexto sociocultural e político de cada época.

    • Examinar como os eventos históricos, as mudanças sociais, as correntes filosóficas e os desenvolvimentos políticos influenciaram a produção artística, refletindo e moldando a sociedade e a cultura do seu tempo.


  3. Desenvolver a capacidade de interpretação crítica de obras de arte, utilizando conceitos e terminologias específicas da História da Arte.

    • Aprofundar o vocabulário e os métodos de análise da História da Arte para interpretar e discutir de forma crítica e informada as obras de arte, considerando aspectos formais, iconográficos e contextuais.


  4. Reconhecer a importância do património artístico e arquitetónico na preservação da memória cultural e na identidade das comunidades.

    • Explorar o papel das obras de arte e dos monumentos como elementos fundamentais do património cultural, refletindo sobre a sua conservação, valorização e a sua função na construção da identidade cultural.


  5. Incentivar a apreciação estética e o gosto pessoal pelas artes, fomentando a curiosidade e a sensibilidade para a diversidade das expressões artísticas ao longo da história.

    • Descrição: Estimular o interesse e a valorização das diferentes formas de expressão artística, reconhecendo a sua beleza, significado e impacto cultural, e incentivando a participação em atividades culturais e visitas a museus e exposições.


Conteúdos Programáticos:


1º Trimestre:

  • Introdução à História da Arte: conceitos básicos e metodologias.

  • Origens da Arte.

  • Paleolítico e Neolítico.

  • A Proto-História.

  • A arte das civilizações africanas, orientais e americanas antigas.


2º Trimestre:

  • As Civilizações Artísticas Pré-Clássicas.

  • Egipto e Mesopotâmia.

  • As civilizações do Mar Egeu.

  • O Despertar Clássico:

    Grécia.

  • O mundo romano.


3º Trimestre:

  • Primeiras Formas da Arte Cristã.

  • A arte cristã em Roma.

  • Olhando para o Oriente.

  • A arte do Ocidente na Alta Idade Média.


Actividades a desenvolver em aula:


  • Análise de obras de arte utilizando diferentes metodologias.

  • Discussões em grupo sobre temas relacionados com a história da arte.

  • Pesquisa sobre artistas, movimentos ou períodos específicos para apresentação em sala de aula.

  • Criação de projetos individuais ou em grupo para aplicar os conhecimentos adquiridos.

bottom of page