História das Ideias
Apresentação:
A História das Ideias decorre de uma atividade permanente na espécie humana, mas saber pensar é uma atividade de valor acrescentado que requer tempo, concentração e esforço. O pensamento filosófico, que surge como uma rutura com o pensamento mítico, busca explicações racionais, críticas e universais sobre os fundamentos do mundo, da vida, do conhecimento e da ética.
Objectivos Gerais:
Vamos aprender o modo como as ideias se desenvolvem, se interligam, influenciam e são influenciadas pela cultura, pela sociedade, pela ciência, pela arte, pela religião e pela política.
Para isso, vamos fazer toda uma viagem reflexiva sobre o que compreendemos ser e para que servem as seguintes atividades da nossa mente:
O raciocínio lógico: processo de pensamento que envolve identificar, analisar e conectar as informações disponíveis para chegar a uma conclusão;
A análise crítica: processo de avaliação que requer considerar diferentes perspetivas e argumentos no seu respetivo contexto histórico e cultural;
A projetualidade do diálogo: conceito que se refere à capacidade de dialogar para produzir mudanças;
O discurso performativo: forma de linguagem que tem o poder de produzir uma ação.
Este desenvolvimento pessoal é conducente ao pensamento coerente, a depurar conceitos complexos e a progredir na reflexão sobre a História das Ideias, através da partilha conceptual.
Conteúdos Programáticos:
1º Trimestre
1 - Vamos aprender a compreender como gerimos as ideias:
O que é uma interpretação;
O que é uma reformulação;
Distinguir entre pensamento objetivo e pensamento subjetivo;
Distinguir entre pensamento convergente e pensamento divergente;
Compreender o que é pensamento analítico e sintético.
2 - Vamos aprender a mudar paradigmas e desenvolver flexibilidade cognitiva:
O que é o pensamento crítico;
O que é a conceptualização;
O que é o questionamento;
O que é a problematização;
O que é a argumentação lógica;
O que é uma decisão.
Todos estes temas terão uma base teórica e exemplos práticos que partilharemos ao longo de cada aula.
2º Trimestre
Vamos refletir sobre a dúvida de todos os tempos: o que é a consciência?
Abordaremos este tema ao longo da História da Filosofia e dos mais proeminentes pensadores da Filosofia da Mente e da Ciência Cognitiva.
3º Trimestre
O que são ideias biológicas?
Vamos fazer uma reflexão focada em compreender o que são e para que servem as seguintes operações psicoafetivas: a sinestesia, as emoções básicas, as emoções elaboradas e os sentimentos.
Como comunicamos?
A verdade e a mentira no futuro da conexão dos cérebros.