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História das Ideias

Professor

Prof. Teresa Barbosa

Horário

5a feira | 9h20 | 1h semanal

Obtenha uma visão abrangente do mundo e do ser humano, abordando questões existenciais e éticas.

História das Ideias

Apresentação:


A História das Ideias decorre de uma atividade permanente na espécie humana, mas saber pensar é uma atividade de valor acrescentado que requer tempo, concentração e esforço. O pensamento filosófico, que surge como uma rutura com o pensamento mítico, busca explicações racionais, críticas e universais sobre os fundamentos do mundo, da vida, do conhecimento e da ética.

Objectivos Gerais:


Vamos aprender o modo como as ideias se desenvolvem, se interligam, influenciam e são influenciadas pela cultura, pela sociedade, pela ciência, pela arte, pela religião e pela política.

Para isso, vamos fazer toda uma viagem reflexiva sobre o que compreendemos ser e para que servem as seguintes atividades da nossa mente:


  • O raciocínio lógico: processo de pensamento que envolve identificar, analisar e conectar as informações disponíveis para chegar a uma conclusão;

  • A análise crítica: processo de avaliação que requer considerar diferentes perspetivas e argumentos no seu respetivo contexto histórico e cultural;

  • A projetualidade do diálogo: conceito que se refere à capacidade de dialogar para produzir mudanças;

  • O discurso performativo: forma de linguagem que tem o poder de produzir uma ação.


Este desenvolvimento pessoal é conducente ao pensamento coerente, a depurar conceitos complexos e a progredir na reflexão sobre a História das Ideias, através da partilha conceptual.



Conteúdos Programáticos:


1º Trimestre


1 - Vamos aprender a compreender como gerimos as ideias:


  • O que é uma interpretação;

  • O que é uma reformulação;

  • Distinguir entre pensamento objetivo e pensamento subjetivo;

  • Distinguir entre pensamento convergente e pensamento divergente;

  • Compreender o que é pensamento analítico e sintético.


2 - Vamos aprender a mudar paradigmas e desenvolver flexibilidade cognitiva:


  • O que é o pensamento crítico;

  • O que é a conceptualização;

  • O que é o questionamento;

  • O que é a problematização;

  • O que é a argumentação lógica;

  • O que é uma decisão.


Todos estes temas terão uma base teórica e exemplos práticos que partilharemos ao longo de cada aula.


2º Trimestre


  • Vamos refletir sobre a dúvida de todos os tempos: o que é a consciência?

  • Abordaremos este tema ao longo da História da Filosofia e dos mais proeminentes pensadores da Filosofia da Mente e da Ciência Cognitiva.


3º Trimestre


  • O que são ideias biológicas?

  • Vamos fazer uma reflexão focada em compreender o que são e para que servem as seguintes operações psicoafetivas: a sinestesia, as emoções básicas, as emoções elaboradas e os sentimentos.

  • Como comunicamos?

  • A verdade e a mentira no futuro da conexão dos cérebros.

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