
Ilustração
Professor
Gabriela Sotto Mayor
Horário
3a feira | 9h20 | 1h semanal

Explore o poder expressivo do desenho e da arte visual para transformar ideias em imagens cativantes.
Ilustração
Apresentação:
A disciplina de Ilustração oferece uma imersão nas técnicas e na teoria da arte de ilustrar, abrangendo aspectos fundamentais e aplicações práticas. No primeiro trimestre, os alunos explorarão o papel da ilustração, seu processo criativo, e a gramática da linguagem visual. O segundo trimestre será dedicado à ilustração em literatura infantojuvenil, abordando a evolução histórica, as diferenças entre livro-álbum e livro ilustrado, e a semântica paratextual. Finalmente, o terceiro trimestre se concentra na aplicação prática, com técnicas variadas e exercícios utilizando diferentes materiais e suportes.
Objectivos gerais:
Promover a exploração e a expressão criativa individual através da ilustração.
Capacitar os alunos a dominar uma variedade de técnicas de ilustração, ferramentas e métodos de trabalho, permitindo-lhes criar as suas próprias ilustrações.
Objectivos específicos:
Aumentar o vocabulário específico relacionado com a ilustração;
Reconhecer as funções da ilustração;
Desenvolver competências de leitura de um livro de LIJ como um todo;
Desenvolver competências de análise e seleção de livros de LIJ ilustrados;
Desenvolver competências artísticas e criativas para a criação de projetos pessoais de
ilustração;
Desenvolver uma perspectiva crítica relativamente à criação e recepção das ilustrações.
Conteúdos Programáticos:
1º Trimestre
Ilustração
O papel da ilustração
O processo de ilustrar
A gramática da linguagem visual na ilustração
2º Trimestre
Literatura infantojuvenil
Breve história da ilustração de livros de LIJ
Livro-álbum vs livro ilustrado - o que difere?
Crianças: destinatário preferencial ou exclusivo?
Semântica paratextual
3º Trimestre
Da teoria à prática da ilustração
Técnicas de ilustração
Materiais, meios e suportes
Exercícios práticos
Metodologia:
A metodologia de trabalho assenta na análise de obras e artistas, mas também de autores
do campo teórico e a sua relação com a Ilustração.
Promove-se uma interligação dos conteúdos programáticos em projetos teórico/práticos
autónomos.
Modalidades de trabalho:
Apresentação das temáticas;
Estudos de caso, nacionais e internacionais;
Debate dos temas, modos de atuação e conceção de práticas artísticas;
Aplicação dos conhecimentos adquiridos na criação de projetos individuais ou em
grupo.
Prof. Gabriela Sotto Mayor
Gabriela Sotto Mayor é ilustradora de literatura infantojuvenil, contando com mais de duas dúzias de publicações e Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação (do Instituto Politécnico de Viseu) onde leciona disciplinas na área das artes plásticas. Em paralelo com a ilustração e com a docência, é apaixonada pela cozinha (100%) vegetariana, alimentando regularmente o blogue Amar por dois.
Doutorou-se em Estudos da Criança na especialidade de Comunicação Visual e Expressão Plástica (no Instituto da Educação, Universidade do Minho, Portugal, 2015), tendo-se dedicado ao estudo da Ilustração de livros de Literatura Infantojuvenil (LIJ) portuguesa na primeira década do século XXI. Mestre em Práticas e Teorias do Desenho (2008) e licenciada em Artes Plásticas - Escultura (2002) (ambos pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal).
Autora de vários artigos - que foram apresentados em conferências internacionais e/ou publicados em revistas científicas - e capítulos de livro, destaca-se o livro: «Ilustração de livros de LIJ em Portugal na primeira década do século XXI: caracterização, tipificação e tendências» (Tropelias & Companhia,
2016).