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Ilustração

Professor

Gabriela Sotto Mayor

Horário

3a feira | 9h20 | 1h semanal

Gabriela Sotto Mayor

Explore o poder expressivo do desenho e da arte visual para transformar ideias em imagens cativantes.

Ilustração

Apresentação:


A disciplina de Ilustração oferece uma imersão nas técnicas e na teoria da arte de ilustrar, abrangendo aspectos fundamentais e aplicações práticas. No primeiro trimestre, os alunos explorarão o papel da ilustração, seu processo criativo, e a gramática da linguagem visual. O segundo trimestre será dedicado à ilustração em literatura infantojuvenil, abordando a evolução histórica, as diferenças entre livro-álbum e livro ilustrado, e a semântica paratextual. Finalmente, o terceiro trimestre se concentra na aplicação prática, com técnicas variadas e exercícios utilizando diferentes materiais e suportes.


Objectivos gerais:


  • Promover a exploração e a expressão criativa individual através da ilustração.

  • Capacitar os alunos a dominar uma variedade de técnicas de ilustração, ferramentas e métodos de trabalho, permitindo-lhes criar as suas próprias ilustrações.


Objectivos específicos:


  • Aumentar o vocabulário específico relacionado com a ilustração;

  • Reconhecer as funções da ilustração;

  • Desenvolver competências de leitura de um livro de LIJ como um todo;

  • Desenvolver competências de análise e seleção de livros de LIJ ilustrados;

  • Desenvolver competências artísticas e criativas para a criação de projetos pessoais de

  • ilustração;

  • Desenvolver uma perspectiva crítica relativamente à criação e recepção das ilustrações.


Conteúdos Programáticos:


1º Trimestre


Ilustração

O papel da ilustração

O processo de ilustrar

A gramática da linguagem visual na ilustração


2º Trimestre


Literatura infantojuvenil

Breve história da ilustração de livros de LIJ

Livro-álbum vs livro ilustrado - o que difere?

Crianças: destinatário preferencial ou exclusivo?

Semântica paratextual


3º Trimestre


Da teoria à prática da ilustração

Técnicas de ilustração

Materiais, meios e suportes

Exercícios práticos


Metodologia:


A metodologia de trabalho assenta na análise de obras e artistas, mas também de autores

do campo teórico e a sua relação com a Ilustração.


Promove-se uma interligação dos conteúdos programáticos em projetos teórico/práticos

autónomos.


Modalidades de trabalho:

  • Apresentação das temáticas;

  • Estudos de caso, nacionais e internacionais;

  • Debate dos temas, modos de atuação e conceção de práticas artísticas;

  • Aplicação dos conhecimentos adquiridos na criação de projetos individuais ou em

grupo.


Prof. Gabriela Sotto Mayor


Gabriela Sotto Mayor é ilustradora de literatura infantojuvenil, contando com mais de duas dúzias de publicações e Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação (do Instituto Politécnico de Viseu) onde leciona disciplinas na área das artes plásticas. Em paralelo com a ilustração e com a docência, é apaixonada pela cozinha (100%) vegetariana, alimentando regularmente o blogue Amar por dois.


Doutorou-se em Estudos da Criança na especialidade de Comunicação Visual e Expressão Plástica (no Instituto da Educação, Universidade do Minho, Portugal, 2015), tendo-se dedicado ao estudo da Ilustração de livros de Literatura Infantojuvenil (LIJ) portuguesa na primeira década do século XXI. Mestre em Práticas e Teorias do Desenho (2008) e licenciada em Artes Plásticas - Escultura (2002) (ambos pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal).


Autora de vários artigos - que foram apresentados em conferências internacionais e/ou publicados em revistas científicas - e capítulos de livro, destaca-se o livro: «Ilustração de livros de LIJ em Portugal na primeira década do século XXI: caracterização, tipificação e tendências» (Tropelias & Companhia,

2016).



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