Inglês Básico
Professor
Carla Filipe
Horário
2a feira | 10h30 | 1h30 semanal
Desenvolva competências básicas em inglês ao nível da comunicação oral e escrita.
Inglês Básico
Apresentação geral da disciplina:
Este é um curso de inglês de nível A1 (nível básico) do QECR (Quadro Europeu Comum de referência para as Línguas). Serão utilizadas metodologias e técnicas que permitirão aprender a língua de forma fácil, descontraída e divertida.
Os alunos terão acesso a estratégias para inserir a aprendizagem da língua de forma natural na sua rotina do dia a dia, de forma a consolidar e manter os conhecimentos adquiridos durante as aulas. O objetivo final é que os alunos se sintam motivados para continuar a evoluir na aprendizagem da língua inglesa de forma orientada durante as aulas, mas também de forma independente, através da realização de trabalhos de casa diversificados, através do acesso a recursos online dinâmicos entre outros.
Objectivos gerais:
Compreender a importância da aprendizagem da língua inglesa.
Desenvolver competências básicas em vocabulário, gramática, leitura, escrita e conversação em inglês.
Desenvolver estratégias para contornar os principais desafios enfrentados na aprendizagem de uma nova língua.
Objectivos específicos:
Apresentar-se a si mesmo e a outros, pedir e dar informações pessoais básicas.
Compreender e usar expressões relacionadas com a sua rotina diária, os números, as horas, ações quotidianas, comida, compras, roupa, família, saúde, casa e férias.
Estabelecer um diálogo em língua inglesa usando expressões básicas.
Aplicar algumas regras gramaticais e ortográficas da língua inglesa em contextos escritos e orais
Dizer de onde é, de onde outras pessoas são e qual a nacionalidade.
Completar transações básicas no hotel, incluindo fazer check in e check out.
Fazer uma descrição básica da sua cidade.
Falar sobre actividades diárias.
Falar sobre produtos comuns, fazer compras básicas e devolver bens defeituosos.
Falar sobre as comidas favoritas e fazer pedidos simples de comida.
Falar sobre roupas num nível básico e fazer perguntas simples ao vendedor sobre isso.
Falar em termos gerais sobre a sua saúde e descrever sintomas médicos comuns a um médico.
Falar de forma simples sobre a sua família e colegas, descrever a sua aparência e personalidades.
Descrever o local da sua terra natal e dar direções simples.
Programa anual:
Unit 0 – Important vocabulary / Vocabulário importante.
O alfabeto.
As cores.
Os dias da semana.
Os meses do ano.
O estado do tempo.
Os números cardinais.
O estado do tempo.
Unit 1 – Getting to know each other / Conhecer-se mutuamente
Nome e apelido.
Apresentar-se e cumprimentar.
Os números cardinais.
Os dias da semana.
Os meses do ano.
Países e Nacionalidades.
O verbo to be.
Unit 2 – More about you / Mais sobre ti
Nome, apelido e alcunha.
Profissões e locais de trabalho.
Os números cardinais.
Informações pessoais básicas.
O alfabeto.
Os números.
Os pronomes demonstrativos.
Perguntas com What.
Unit 3 – Where is everybody? / Onde está toda a gente?
Perguntas com Where.
Vocabulário sobre a escola.
Preposições de lugar
O verbo to be.
Perguntas com o verbo to be.
Preposições de tempo.
Adjectivos
Unit 4 – My hometown / A minha cidade natal
Vocabulário sobre cidades.
As divisões da casa e a mobília.
Adjetivos
Os artigos a, an e the.
O uso de there to be.
Unit 5 – Who is that? / Quem é aquele?
Vocabulário sobre a família.
Números cardinais até 1000.
Os verbos no passado.
O presente simples de verbos regulares, na afirmativa, na negativa e na interrogativa.
Vocabulário sobre rotina diária.
Unit 6 – Why don’t we go out? / Porque não vamos sair?
Vocabulário sobre tipos de programas de televisão.
Perguntas com o simple present.
Diálogo sobre tempo livre.
Advérbios de frequência.
Os pronomes interrogativos.
Unit 7 – What’s for dinner? / O que é para o jantar?
Vocabulário sobre comida e bebida.
Os quantificadores.
Nomes contáveis e incontáveis.
Unit 8 – Let’s go shopping / Vamos às compras
Vocabulário sobre roupa.
Adjetivos
Pronomes demonstrativos.
O plural regular e irregular.
Unit 9 – Plans for the weekend / Planos para o fim de semana
O estado do tempo.
O Present Continuous na afirmativa, na negativa e na interrogativa.
Unit 10 – Get well soon / Recupera rapidamente
Vocabulário sobre desporto.
Vocabulário sobre doenças.
A diferença entre o presente simples e o presente simple continuous.
Unit 11 – Describing people / Descrever pessoas
Vocabulário sobre as estações do ano.
Vocabulário sobre desporto.
Adjetivos para descrever pessoas.
Adjetivos possessivos.
Pronomes possessivos.
Vocabulário sobre doenças.
A diferença sobre o simple present e o present continuous.
Actividades a desenvolver em aula:
Actividades de speaking simples.
Exercícios práticos de “imer são” inseridos na rotina do aluno(por exemplo: fazer a sua agenda diária em inglês, acrescentar E usar a matéria dada que seja possível inserir neste contexto real: Os dias da semana, meses do ano, estado do tempo, rotina diária, celebrações, etc.)
Ouvir e repetir vocabulário.
Ler diálogos.
Jogar jogos didáticos.
Ouvir diálogos.
Fazer a ligação entre imagens e vocabulário.
Exercícios de speaking simples.
Exercícios de listening.
Observação e descrição de imagens.
Exercícios de ligação de texto e imagem.
Preenchimento de tabelas.
Audição e/ou leitura de textos.
Completar e/ou escrever diálogos.
Ordenar frases.
Exercícios de gramática.
Fazer perguntas e dar respostas.
Ouvir, ler, repetir palavras, textos e canções.
Completar palavras, frases e/ou diálogos.
Diálogo em pares.
Atividades de caráter lúdico.
Exercícios de compreensão
Verdadeiro ou falso
Preenchimento de espaços.
Escrita de textos básicos.
Role-plays.
Trabalhos de pesquisa.
Exercícios interactivos online.
Exercícios com filmes e vídeos.
Exercícios com músicas.
Exercícios interativos com notícias.
Prof. Carla Filipe
Desde 2015 que se dedica à área do ensino. Conta com grande experiência no ensino de português, inglês e francês - preparação para os exames nacionais, exames oficiais (IELTS, Cambridge, DELF, DALF).
Com a chegada do COVID, houve uma forçosa paragem na atividade enquanto Técnica de Relações Internacionais, que a lançou noutros desafios. Atualmente, desempenha as funções de Professora, num centro de estudos, presencial. Conta com várias turmas online, pós-laboral, em diversas entidades externas. É uma apaixonada por aprender e ensinar, nas mais diversas faixas etárias, pelos quatro cantos do mundo.
Recentemente, foi acreditada pelo IEFP, enquanto e-Formadora e está a frequentar um Mestrado na área das Ciências Sociais e da Educação.