Italiano Básico
Professor
Filippo Tomasi
Horário
6a feira | 16h20 | 1h30 semanal
Desenvolva competências básicas em italiano ao nível da comunicação oral e escrita.
Italiano Básico
As aulas de Italiano pretendem ser um momento da semana de aprendizagem da língua italiana e partilha através de um método muito dinâmico, que convida as alunas a participar de forma ativa durante a hora semanal com a turma e durante o resto da semana com o trabalho individual. Os materiais utilizados são diferentes para tornar a aprendizagem o mais interessante possível e coerente com o uso prático da língua. Estes, para além do manual de gramática, incluem músicas, poemas, artigos de jornal e vídeos, cada um relativo ao tema estudado nessa específica fase do curso e funcional ao alcance dos objetivos da disciplina. O ritmo das aulas é determinado pela disponibilidade e motivação dos alunos e é adaptado às exigências e interesses destes.
Objectivos específicos:
Apresentar-se e descrever si próprias e os/as outros/as;
Descrever o próprio dia-a-dia, atividades, hobbies;
Saber conversar a nível formal e informal;
Falar sobre memórias passadas e planos futuros;
Fazer pedidos de forma cordial e expressar desejos;
Usar de forma apropriada os adjetivos para a descrição de pessoas e imagens;
Pedir e dar informações em situações sociais típicas (ex. restaurante).
Programa Anual
Gramática:
- O Alfabeto Ortografia básica e pronúncia
- Fonética básica (acentuação, intonação)
- O género e o número: formação do plural
- Concordância dos nomes e adjetivos
- Os determinantes definidos e indefinidos
- As formas interrogativas e negativas
- Os pronomes pessoais Os pronomes reflexos
- Os verbos básicos no presente indicativo (Essere/Avere/Andare/Venire/Preferire/Finire/Capire/Sapere/Fare/Chiamarsi)
- Os verbos modais- “CI+ ESSERE – CI+ AVERE”
- As locuções interrogativas
- Os advérbios de frequência
- Adjetivos e pronomes possessivos
- As preposições simples e as contrações
- Os adjetivos e pronomes demonstrativos
- Os indicadores temporais
- O “passato prossimo”
- O particípio passado concordância- “Stare + Gerundio”
- Os pronomes diretos e indiretos (mi piace/mi piacciono)
- O “NE” partitivo
- Imperfeito-
Futuro simples
- Condicional presente verboVOLERE
Competência linguística e vocabulário:
- Apresentar-se e cumprimentar alguém
- Agradecer
- Os níveis de tratamento (formal/informal)
- Números de 0 a um milhão
- O corpo humano
- As profissões
- A família
- As estações
- Os meses
- Os dias da semana
- As partes do dia
- Indicações de lugar
- Falar de números (pesos, medidas e cálculos)
- O clima
- A vida quotidiana
- Os horários
- As horas
- A casa
- A comida
– As lojas
– A roupa
– As cores
- Falar dos gostos e dar opiniões
- Escrever cartas simples/fax e telefonar
- Cultura e civilidade: a Itália e as regiões, o Sistema escolástico italiano, Os locais públicos- Algumas músicas italianas (Battisti, Gianna Nannini, Adriano Celentano…)
- O cinema italiano (Nanni Moretti, Roberto Benigni, Fellini…)
- Aprofundamento da sociedade italiana por meio da exploração de sitios internet
Actividades em aula:
breve conversa de grupo ao princípio de cada aula;
escuta de músicas, compreensão oral e escrita da letra, leitura e análise das estruturas sintáticas e dos elementos lexicais e gramaticais;
compreensão de regras e exercícios gramaticais no livro e em materiais preparados pela professora;
exercícios de completamento, escolha múltipla e lógica;
aprendizagem lexical com fichas temáticas;
produção escrita a partir de um estímulo (ex. pergunta ou imagem);
leituras de artigos de jornal, poemas ou textos específicos preparados pela professora para treinar a compreensão escrita;
visão de vídeos com explicações de regras ou apresentações de cenas de vida do dia-a-dia para treinar a compreensão oral;
role-play entre colegas para a produção oral;
trabalhos de casa individuais e correções coletivas semanais.
Prof. Filippo Tomasi
Filippo Tomasi é professor de História e Italiano em Portugal, com vasta formação em artes e património.
Formado em Artes Visuais e do Espetáculo pelo Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza (IUAV), possui também uma Licenciatura em Conservação dos Bens Culturais pela Universidade Ca' Foscari de Veneza (2009-2011), onde concluiu com nota de 108/110 (19/20 na classificação portuguesa).
Obteve Mestrado em Artes Visuais, com especialização em História de Arte Contemporânea, pela Universidade de Bolonha (2011-2014), alcançando a nota máxima de 110/110 com distinção (20/20 na classificação portuguesa). Doutor em Estudos Artísticos pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), com tese sobre a fotografia na prática artística contemporânea em Portugal.
Actua como formador e professor em várias instituições, além de participar ativamente em conferências e publicações na área de História e Fotografia.