Oficina de Desenho
Professor
Gabriela Sotto Mayor
Horário
3a feira | 14h00 | 1h semanal
Desenvolva as suas capacidades teóricas e práticas no campo de desenho através de técnicas variadas.
Oficina de Desenho
Apresentação:
Abordagem teórico-prática.
Aulas centradas na prática efetiva do desenho, precedidas por abordagem teórica, sempre que
necessário.
Incentivo à prática diária do desenho extra-aula, para melhoria das capacidades de observação e
consolidação da coordenação visomotora (olho/mão).
Interligação dos conteúdos programáticos e integração das competências adquiridas num
projeto final, criativo, prático, de desenho autónomo.
Objetivo Geral:
-Introduzir e desenvolver a prática do desenho de observação à vista.
Objetivos específicos:
-Reconhecer as diferentes abordagens técnicas do desenho;
-Desenvolver a capacidade de observação à vista e representação de forma e volume;
-Fomentar a criatividade e a expressão artística individual;
-Contribuir para o aumento da confiança na prática do desenho;
-Desenvolver estratégias e estilos de expressão próprios;
-Aumentar a literacia visual;
-Estimular a prática diária do desenho.
-Metodologia:
Conteúdos programáticos:
1ª trimestre
Introdução aos princípios do desenho
2º trimestre
Representação do espaço
3ºtrimestre
Desenho de observação e Exploração criativa
1ºtrimestre
Apresentação do professor, dos alunos, da disciplina e do programa (aula 1)
Introdução aos princípios do desenho
Meios operativos do desenho (aula 2)
Suportes (natureza, escala, cor, gramagem)
Instrumentos (riscadores em lápis, em barra, em marcador)
Técnicas (secas, húmidas e mistas)
Elementos da Linguagem Visual (aula 3)
Ponto, linha, mancha, textura e cor
Organização formal no espaço (aula 4 e 5)
Composição visual, regra dos terços, secção dourada, peso visual, equilíbrio
Mecânica do desenho (aula 6)
Exploração do potencial dos instrumentos riscadores
Desenho gestual (aula 7)
Espaço positivo/negativo (aula 8)
Desenho de contorno (aula 9)
Desenho de medição comparativa e proporção (aula 10)
2.o trimestre
Representação do espaço
Revisão dos conteúdos lecionados anteriormente (aula 1 e 2)
Perspetiva cónica com 1 e 2 pontos de fuga (aula 3)
Perspetiva cónica com 3 pontos de fuga (aula 4 e 5)
Estudos de Luz e Sombra (variações tonais e modelação) (aula 6 e 7)
Desenho de observação a partir de composições simples (aula 8, 9 e 10)
3.o trimestre
Desenho de observação
Revisão dos conteúdos lecionados anteriormente (aula 1)
Introdução de cor (aula 1)
Desenho de espaço interior (aula 2)
Desenho de espaço exterior (aula 4, 5 e 6)
Natural
Arquitetónico
Exploração criativa
Projeto final – Desenho de Natureza Morta (aula 7, 8, 9)
Apresentação do projeto, feedback e troca de ideias (aula 10)
Prof. Gabriela Sotto Mayor
Gabriela Sotto Mayor é ilustradora de literatura infantojuvenil, contando com mais de duas
dúzias de publicações e Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação (do
Instituto Politécnico de Viseu) onde leciona disciplinas na área das artes plásticas. Em paralelo
com a ilustração e com a docência, é apaixonada pela cozinha (100%) vegetariana, alimentando
regularmente o blogue Amar por dois.
Doutorou-se em Estudos da Criança na especialidade de Comunicação Visual e Expressão
Plástica (no Instituto da Educação, Universidade do Minho, Portugal, 2015), tendo-se dedicado ao
estudo da Ilustração de livros de Literatura Infantojuvenil (LIJ) portuguesa na primeira década do
século XXI. Mestre em Práticas e Teorias do Desenho (2008) e licenciada em Artes Plásticas -
Escultura (2002) (ambos pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal).
Autora de vários artigos - que foram apresentados em conferências internacionais e/ou
publicados em revistas científicas - e capítulos de livro, destaca-se o livro: «Ilustração de livros de
LIJ em Portugal na primeira década do século XXI: caracterização, tipificação e tendências»
(Tropelias & Companhia, 2016)..