
Portugal Contemporâneo
Professor
Horário
6a feira | 15h10 | 1h semanal
Conheça as transformações políticas, sociais e culturais que moldaram o país desde o século XIX.
Portugal Contemporâneo
Apresentação:
A disciplina de Portugal Contemporâneo oferece uma análise abrangente das transformações que marcaram o país desde o século XIX até os dias atuais. Explorando eventos políticos, mudanças sociais, e avanços culturais, a disciplina examina a transição democrática, o desenvolvimento económico, e o papel de Portugal na União Europeia. Através de estudos de caso, debates e análise crítica de fontes, os alunos desenvolverão uma compreensão profunda das dinâmicas que moldam o Portugal moderno. Este conhecimento é essencial para entender os desafios e oportunidades que o país enfrenta na contemporaneidade.
Objectivo Geral:
Analisar e compreender as transformações políticas, sociais, económicas e culturais que moldaram Portugal desde o século XIX até os dias actuais, promovendo uma visão crítica e informada sobre o papel do país na contemporaneidade e na União Europeia.
Objectivos Específicos:
Identificar e Explicar
Identificar os eventos-chave e processos políticos que influenciaram a transição democrática em Portugal, explicando suas consequências para a estrutura política e governança do país.
Analisar e Avaliar
Analisar as mudanças econômicas ocorridas em Portugal desde a adesão à União Europeia, avaliando os impactos no desenvolvimento socioeconômico e na competitividade internacional.
Examinar e Contextualizar
Examinar as transformações sociais e culturais em Portugal, incluindo as mudanças nas estruturas familiares, no mercado de trabalho e nas práticas culturais, contextualizando esses fenômenos no cenário global.
Explorar e Comparar
Explorar as principais políticas públicas adotadas em Portugal nas últimas décadas, comparando suas abordagens e resultados em áreas como educação, saúde e bem-estar social com outros países europeus.
Discutir e Reflectir
Discutir os desafios contemporâneos que Portugal enfrenta, como questões de imigração, sustentabilidade, e digitalização, refletindo sobre possíveis soluções e o futuro desenvolvimento do país no contexto europeu e global.
Conteúdos Programáticos 2024/2025
A época contemporânea em Portugal (séculos XIX a XXI)
A implantação do Liberalismo em Portugal
1.1. Antecedentes e conjuntura (1807-1820)
1.1.1 As invasões francesas e a dominação inglesa em Portugal
1.2. A Revolução de 1820 e as dificuldades de implantação da ordem liberal (1820-1834)
1.2.1.O Vintismo
1.2.2 A independência do Brasil Dossiê
1.2.3 A resistência ao Liberalismo
1.3 O novo ordenamento político e socioeconómico (1832/34-1851)
1.3.1 A ação reformadora da regência de D. Pedro
1.3.2 Os projetos setembrista e cabralista
Portugal, uma sociedade capitalista periférica
2.1 A Regeneração
2.1.1 Uma nova etapa política
2.1.2 O desenvolvimento de infraestruturas: transportes e comunicações
2.1.3 A criação de um mercado nacional e o desenvolvimento das atividades produtivas
2.1.4 Portugal no contexto europeu – os limites do crescimento económico
2.2 Entre a depressão e a expansão (1880-1914)
2.2.1 A crise financeira de 1880-1890
2.2.2 O surto industrial de final de século
2.3 As transformações do regime político na viragem do século
2.3.1 Os problemas da sociedade portuguesa e a contestação da monarquia
2.3.2 Revolução em Portugal
2.4 O dinamismo cultural do último terço do século
2.4.1 O impulso da geração de 70
2.4.2 O primado da pintura naturalista
Portugal no primeiro pós-guerra
3.1 A falência da Primeira República
3.1.1 As dificuldades económico-financeiras
3.1.2 A instabilidade política
3.1.3 A agitação social
3.1.4 O fim da Primeira República
3.2 Tendências culturais
3.2.1 Naturalismo versus vanguardas
3.2.2 A persistência do Naturalismo
3.2.3 O Modernismo em Portugal
Portugal: o Estado Novo
4.1 O triunfo das forças conservadoras
4.1.1 Da Ditadura Militar ao Estado Novo
4.1.2 Conservadorismo e tradição
4.2 A progressiva adoção do modelo fascista italiano nas instituições e no imaginário político
4.2.1 Culto ao chefe e nacionalismo
4.2.2 Autoritarismo
4.2.3 Corporativismo
4.2.4 O enquadramento das massas
4.2.5 O aparelho repressivo do Estado
4.3 Uma economia submetida aos imperativos políticos
4.3.1 A estabilidade financeira
4.3.2 A defesa da ruralidade
4.3.3 As obras públicas
4.3.4 O condicionamento industrial;
4.3.5 A política colonial
Portugal, do autoritarismo à democracia
5.1 A economia portuguesa: do pós-guerra ao início da década de 70
5.1.1 A estagnação do mundo rural
5.1.2 A emigração
5.1.3 O surto industrial
5.1.4 A modernização da sociedade portuguesa: alterações na demografia e nos
comportamentos
5.2 O imobilismo político
5.2.1 O fim da guerra e o nascimento da oposição democrática
5.2.2 A questão colonial
5.2.3 O marcelismo
5.3 O 25 de Abril e o desmantelamento das estruturas do Estado Novo
5.3.1 O Movimento das Forças Armadas
5.3.2 O desmantelamento das estruturas do Estado Novo
5.4 O período pré-constitucional (1974-1976)
5.4.1 Tensões políticas e opções económicas
5.4.2 A descolonização dos territórios africanos
5.5 A consolidação da democracia
5.5.1 A Constituição de 1976
5.5.2 A revisão constitucional de 1982 e o funcionamento das instituições democráticas
5.5.3 A entrada de Portugal nas Comunidades Europeia
Portugal no novo quadro internacional
6.1 O impacto da integração europeia a nível interno e externo
6.1.1 A evolução económica
6.1.2 Transformações demográficas e socioculturais
6.1.3 O crescente protagonismo de Portugal em instituições internacionais
6.2 As relações entre Portugal, os países lusófonos e a área ibero-americana
6.2.1 O mundo lusófono
6.2.2 A área ibero-americana
Actividades desenvolvidas em aula:
As actividades propostas no âmbito desta unidade curricular procuram apoiar os alunos na compreensão e reflexão críticas acerca da História de Portugal. Assim, irá proceder-se à análise de algumas fontes primárias (como excertos de documentos históricos), debates e discussões sobre protagonistas, eventos e decisões históricas, exploração de recursos online (como exposições virtuais de museus ou a utilização de mapas interativos), análise de documentários/filmes/romances históricos e a elaboração de pequenos projetos de investigação (com ênfase na história local dos participantes).