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Educação para a Saúde

Professor

Prof. Maria João Carneiro

Horário

Ed. Saúde I - 6a feira | 14h00 | 1h semanal
Ed. Saúde II - 4a feira | 14h00 | 1h semanal

Permite compreender e adotar hábitos saudáveis que promovem o bem-estar físico, mental e social.

Educação para a Saúde

Apresentação:


“Saúde Plena: Reflexão e Ação” é uma disciplina que pretende aprofundar e abordar temáticas já lecionadas na disciplina Educação para a Saúde Nível 1. Esta, será dedicada à promoção da saúde global na idade adulta mais madura, abordando de forma integrada o corpo, a mente e a vida em sociedade. Ao longo do ano letivo, os alunos serão convidados a refletir sobre o seu próprio processo de amadurecimento e a adquirir conhecimentos, estratégias e hábitos que promovam o seu bem-estar, autonomia e qualidade de vida. Ou seja, a entrada em ação será ainda mais valorizada e promovida!

Em cada sessão serão propostos temas actuais e relevantes — da neuropsicologia ao planeamento do futuro, da nutrição à gestão emocional — sempre com uma componente prática e participativa. A disciplina pretende valorizar os saberes da experiência, a participação ativa dos alunos, incentivar o seu espírito crítico e criar um espaço de partilha e crescimento pessoal.

Objetivos principais


• Promover literacia em saúde ajustada às necessidades dos alunos

• Estimular a reflexão sobre escolhas e comportamentos de saúde

• Incentivar a autonomia, a prevenção de psicopatologias e promover um estilo de vida ativo

• Criar um espaço seguro de partilha, coesão grupal, escuta e aprendizagem colaborativa

• Contribuir para uma vivência plena, informada e digna da maturidade


Conteúdos Programáticos


1º Trimestre: Saúde Mental


Objetivo: Desenvolver o entendimento sobre a importância da saúde mental e fornecer ferramentas para a promoção do bem-estar psicológico.


1) Introdução à Saúde Mental

• Conceito de saúde mental

• Importância da saúde mental

• Estigma e preconceito em relação à saúde mental


2) Emoções e Regulação Emocional

• Reconhecimento e expressão das emoções

• Técnicas de regulação emocional

• Inteligência emocional


3) Stress e Ansiedade

• O que é stress e ansiedade

• Causas e efeitos

• Técnicas de gestão (relaxamento, meditação)


4) Autoestima e Autocuidado

• Importância da autoestima

• Práticas de autocuidado

• Desenvolvendo uma mentalidade positiva


5) Redes de Apoio

• Importância de uma rede de apoio

• Como procurar ajuda

• Recursos disponíveis (escolas, comunidade)


Atividades

• Workshop de Meditação: sessões guiadas para praticar técnicas de relaxamento e meditação.

• Diário das Emoções: manter um diário onde os alunos registam as suas emoções diárias e reflexões.

• Dinâmicas de Grupo: atividades para promover a expressão de emoções e a construção de empatia.


2º Trimestre: Saúde Física


Objetivo: Promover o conhecimento e a prática de hábitos saudáveis para manter o corpo em boas condições.


1) Nutrição e Dieta Equilibrada

• Princípios de uma alimentação saudável

• Leitura de rótulos de alimentos

• Planeamento de refeições


2) Atividade Física

• Benefícios da atividade física

• Tipos de exercícios

• Como criar uma rotina de exercícios


3) Sono e Descanso

• Importância do sono

• Higiene do sono

• Efeitos da privação de sono


4) Prevenção de Doenças

• Vacinação

• Hábitos que previnem doenças

• Informação sobre doenças transmissíveis e não transmissíveis


Atividades

• Oficina de Culinária: preparar refeições saudáveis em grupo.

• Sessões de Exercício: aulas de diferentes modalidades (yoga, aeróbica, etc.).

• Registo de Atividade Física: os alunos registam as suas atividades físicas semanais.


3º Trimestre: Saúde Social


Objetivo: Explorar a influência das relações sociais na saúde e promover habilidades para interações sociais saudáveis.


1) Comunicação Eficaz

• Habilidades de comunicação

• Escuta ativa

• Resolução de conflitos


2) Relações Interpessoais

• Tipos de relações (familiares, amizades, colegas)

• Construção e manutenção de relações saudáveis

• Limites pessoais


3) Cidadania e Participação Social

• Importância da cidadania

• Participação em comunidades e voluntariado

• Direitos e responsabilidades


4) Diversidade e Inclusão

• Respeito às diferenças

• Combate à discriminação

• Inclusão de pessoas com deficiência


Atividades:


• Role-playing: simulações para praticar habilidades de comunicação e resolução de conflitos.

• Projeto de Voluntariado: participar em atividades comunitárias ou projetos de serviço.

• Debates: discussões em grupo sobre temas atuais relacionados à saúde social e cidadania.

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