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Sociologia da Cultura

Professor

Prof. Francisco Jesus

Horário

2a feira | 10h30 | 1h semanal

Compreenda as relações entre arte, cultura e sociedade e reflita sobre o papel da criação artística na transformação social.

Sociologia da Cultura

Apresentação:


A disciplina de Sociologia da Cultura e das Artes é uma viagem fascinante pelo estudo das interações humanas e das estruturas sociais com as práticas e os objectos artísticos e culturais que actuam de forma estética, política e emocional sobre as nossas vidas. 

Nesta disciplina, os alunos exploram conceitos fundamentais da sociologia da cultura e das artes e analisam questões contemporâneas que afetam a sociedade e a produção cultural.

É importante apontar modos alternativos de conhecer as temáticas sociológicas. Iniciar os estudos desprendendo-os de um ou outro autor é ampliar a construção reflexiva do saber. Portanto, os conteúdos serão apresentados na forma de temas, aos quais serão acrescidas a contribuição de diferentes autores e suas teorias, por ocasião da apresentação e discussão das temáticas.

Objectivos Gerais:


  • Compreender os fundamentos teóricos da Sociologia da Cultura e das Artes e a sua importância na compreensão das dinâmicas sociais e culturais da sociedade contemporânea.

  • Analisar as estruturas sociais, artísticas e culturais e as relações entre indivíduos e grupos na sociedade.

  • Desenvolver uma consciência crítica sobre temas culturais e artísticos na sua relevância política e social, contribuindo para uma cidadania ativa e informada.


Objectivos Específicos:


  • Identificar as principais teorias sociológicas da arte e da cultura e os seus proponentes.

  • Analisar as mudanças culturais e artísticas e os seus impactos nas comunidades.

  • Explorar as desigualdades sociais, como género, classe, grupo e etnia no acesso à arte e à cultura.

  • Compreender o papel da arte e da cultura na sociedade e o lugar do público.

  • Investigar a dinâmica dos movimentos artísticos e culturais e o seu papel na transformação social.

  • Examinar a globalização e as suas consequências artísticas e culturais na vida das pessoas.


Conteúdos Programáticos:


1.º Trimestre:


1. Arte e Cultura na Sociologia Contemporânea:

- Os conceitos de «arte» e de «cultura».

- A natureza da Sociologia.

- A questão do valor estético.

- O problema do sexismo.


2. Estrutura Social e Criatividade Artística:

- A questão do isolamento social do artista ou escritor.

- A natureza da prática artística; o trabalho humano como essencialmente criativo (Marx).

- Os efeitos do capitalismo sobre a arte.


3. A Produção Social da Arte:

- A organização social da produção artística.

- Estética marxista e «arte como ideologia».

- A produção colectiva da arte (Becker).


2.º Trimestre:


1. A Arte como Ideologia:

- A arte como expressão da visão global de um grupo.

- A mediação estética.

- O papel do artista/autor.


2. Autonomia Estética e Política Cultural:

- A aparente autonomia de ideologia e cultura.

- Autonomia relativa da arte e da literatura.

- Políticas culturais: o papel das diversas formas artísticas.


3. Interpretação como Re-Criação:

- O papel do público/leitor.

- A interpretação do espectador/leitor.

- A consciência de grupo expressa na obra de arte.


3.º Trimestre:


1. Globalização e Política Cultural

- Globalização, cultura e identidade.

- Transformações na estrutura do sistema das artes.

- Discursos de legitimação do trabalho artístico.

- Política cultural e democracia cultural.


2. O Teatro como Fórum Político:

- A vontade de mudar o mundo: vanguardismos e «teatro político».

- A via da crítica da ordem social dominante.

- A via das políticas de envolvimento do público.


3. Cinema e Sociedade:

- Uma arte popular.

- Efeitos do capitalismo sobre o cinema.

- O cinema como elemento de mudança social.


4. Cultura e Tecnologia:

- Inovação tecnológica e determinismo.

- Pessimismo cultural, «cultura minoritária» e «cultura de massas».

- Processos de assimilação cultural na era da reprodução técnica. 



Actividades em Aula:


  • Interatividade e Participação: Encorajar a participação ativa e a colaboração entre os alunos.

  • Integração Teoria-Prática: Conectar a teoria sociológica a exemplos práticos e contextos reais.

  • Diversificação das Atividades: Utilizar uma variedade de métodos para atender a diferentes estilos de aprendizagem e interesses.

  • Utilização de Tecnologia: Incorporar recursos digitais para enriquecer a experiência de aprendizagem.


Bibliografia Geral:


BECKER, H. (2010). Mundos da Arte. Lisboa: Livros Horizonte.

BENJAMIN, W. (1992). Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio D’Água.

BOURDIEU, P. (2010). A Distinção. Lisboa: Edições 70.

HAUSER, A. (1989). História Social da Arte e da Cultura. Lisboa: Vega.

MELO, A. (2002). Globalização Cultural. Lisboa: Quimera.

SORLIN, P. (1996). Cines Europeos, Sociedades Europeas, 1939-1990. Barcelon: Paidós.

VENÂNCIO, J. C. (2005). A Dominação Colonial. Lisboa: Editorial Estampa.

WILLIAMS, R. (1997). La Política del Modernismo. Buenos Aires: Manantial.

WOLFF, J. (1997). La Producción Social del Arte. Madrid: Istmo.

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