Sociologia da Cultura
Apresentação:
A disciplina de Sociologia da Cultura e das Artes é uma viagem fascinante pelo estudo das interações humanas e das estruturas sociais com as práticas e os objectos artísticos e culturais que actuam de forma estética, política e emocional sobre as nossas vidas.
Nesta disciplina, os alunos exploram conceitos fundamentais da sociologia da cultura e das artes e analisam questões contemporâneas que afetam a sociedade e a produção cultural.
É importante apontar modos alternativos de conhecer as temáticas sociológicas. Iniciar os estudos desprendendo-os de um ou outro autor é ampliar a construção reflexiva do saber. Portanto, os conteúdos serão apresentados na forma de temas, aos quais serão acrescidas a contribuição de diferentes autores e suas teorias, por ocasião da apresentação e discussão das temáticas.
Objectivos Gerais:
Compreender os fundamentos teóricos da Sociologia da Cultura e das Artes e a sua importância na compreensão das dinâmicas sociais e culturais da sociedade contemporânea.
Analisar as estruturas sociais, artísticas e culturais e as relações entre indivíduos e grupos na sociedade.
Desenvolver uma consciência crítica sobre temas culturais e artísticos na sua relevância política e social, contribuindo para uma cidadania ativa e informada.
Objectivos Específicos:
Identificar as principais teorias sociológicas da arte e da cultura e os seus proponentes.
Analisar as mudanças culturais e artísticas e os seus impactos nas comunidades.
Explorar as desigualdades sociais, como género, classe, grupo e etnia no acesso à arte e à cultura.
Compreender o papel da arte e da cultura na sociedade e o lugar do público.
Investigar a dinâmica dos movimentos artísticos e culturais e o seu papel na transformação social.
Examinar a globalização e as suas consequências artísticas e culturais na vida das pessoas.
Conteúdos Programáticos:
1.º Trimestre:
1. Arte e Cultura na Sociologia Contemporânea:
- Os conceitos de «arte» e de «cultura».
- A natureza da Sociologia.
- A questão do valor estético.
- O problema do sexismo.
2. Estrutura Social e Criatividade Artística:
- A questão do isolamento social do artista ou escritor.
- A natureza da prática artística; o trabalho humano como essencialmente criativo (Marx).
- Os efeitos do capitalismo sobre a arte.
3. A Produção Social da Arte:
- A organização social da produção artística.
- Estética marxista e «arte como ideologia».
- A produção colectiva da arte (Becker).
2.º Trimestre:
1. A Arte como Ideologia:
- A arte como expressão da visão global de um grupo.
- A mediação estética.
- O papel do artista/autor.
2. Autonomia Estética e Política Cultural:
- A aparente autonomia de ideologia e cultura.
- Autonomia relativa da arte e da literatura.
- Políticas culturais: o papel das diversas formas artísticas.
3. Interpretação como Re-Criação:
- O papel do público/leitor.
- A interpretação do espectador/leitor.
- A consciência de grupo expressa na obra de arte.
3.º Trimestre:
1. Globalização e Política Cultural
- Globalização, cultura e identidade.
- Transformações na estrutura do sistema das artes.
- Discursos de legitimação do trabalho artístico.
- Política cultural e democracia cultural.
2. O Teatro como Fórum Político:
- A vontade de mudar o mundo: vanguardismos e «teatro político».
- A via da crítica da ordem social dominante.
- A via das políticas de envolvimento do público.
3. Cinema e Sociedade:
- Uma arte popular.
- Efeitos do capitalismo sobre o cinema.
- O cinema como elemento de mudança social.
4. Cultura e Tecnologia:
- Inovação tecnológica e determinismo.
- Pessimismo cultural, «cultura minoritária» e «cultura de massas».
- Processos de assimilação cultural na era da reprodução técnica.
Actividades em Aula:
Interatividade e Participação: Encorajar a participação ativa e a colaboração entre os alunos.
Integração Teoria-Prática: Conectar a teoria sociológica a exemplos práticos e contextos reais.
Diversificação das Atividades: Utilizar uma variedade de métodos para atender a diferentes estilos de aprendizagem e interesses.
Utilização de Tecnologia: Incorporar recursos digitais para enriquecer a experiência de aprendizagem.
Bibliografia Geral:
BECKER, H. (2010). Mundos da Arte. Lisboa: Livros Horizonte.
BENJAMIN, W. (1992). Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio D’Água.
BOURDIEU, P. (2010). A Distinção. Lisboa: Edições 70.
HAUSER, A. (1989). História Social da Arte e da Cultura. Lisboa: Vega.
MELO, A. (2002). Globalização Cultural. Lisboa: Quimera.
SORLIN, P. (1996). Cines Europeos, Sociedades Europeas, 1939-1990. Barcelon: Paidós.
VENÂNCIO, J. C. (2005). A Dominação Colonial. Lisboa: Editorial Estampa.
WILLIAMS, R. (1997). La Política del Modernismo. Buenos Aires: Manantial.
WOLFF, J. (1997). La Producción Social del Arte. Madrid: Istmo.