top of page

A representação e utilização da água

Professor

Patrícia Alho

Duração

Patrícia Alho

Preço:

€€

A representação e utilização da água

Apresentação: Curso de cinco sessões intitulado A representação e utilização da água, com coordenação científica de Patrícia Alho. Este incide sobre o estudo da Água, em contexto da arquitectura. A água é um dos elementos essenciais para a vida humana; como fonte de vida, purificação, prazer e morte, é, desde os primórdios da humanidade, referida em documentos escritos, quer sejam filosóficos, medicinais ou culturais e representada em objetos artísticos. Assumiu, assim, um valor icónico inegável e com grande representatividade artística.


O uso da água e as preocupações que lhe são inerentes como elemento presente e completo, pode ser analisada das mais variadas formas. Por um lado, utilitário, pois dela dependem as atividades agrícolas, pecuárias e higiénicas, por isso os diferentes povos tiveram necessidades de pensar formas de a conter, purificar e conduzir. Por outro lado, simbólico, pois a água foi sempre usada em rituais e cerimoniais por diferentes culturas e religiões; pois constituindo uma oferta espontânea da natureza, com origem na profundidade da terra, evoca o próprio mistério da vida.


Na arte, a sua importância e o seu significado podem ser atestados pela relação intrínseca que se estabelece entre ambas. Quer seja através da sua representação, por vezes simbólica e alegórica, quer como material integrante dos materiais que compõe a obra ou que foram utilizados para sua execução, e, ainda, pela conceção e desenvolvimento de objetos e/ ou estruturas, recorrendo a técnicas artísticas, para manipular a água.


O estudo do ciclo da água foi desde sempre algo que motivou o interesse dos pensadores, sendo que foi no século XVI com Bernard Palissy que muito se evolui no conhecimento desta temática.


Pretende-se neste curso, abordar a importância da água para a vida humana, tendo em conta diferentes questões: artísticas, medicinais, urbanas e de fruição.


Conteúdos programáticos (Outubro):


I. Vestígios de água no Convento do Carmo


II: A água no Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém


III: A Água Joanina: Circuitos da água no Conjunto Edificado do Palácio Nacional de Mafra


IV: A água Pombalina: Circuitos da água no Conjunto edificado do Palácio Marquês de Pombal


V: A água utilitária, de uso doméstico

bottom of page