Clube de Artes
O curso está dividido em 2 módulos de 27 horas cada um:
• O 1º módulo de 27 horas, com pagamento de 125 € no ato da inscrição + o 2º módulo de 27 horas com pagamento de 125 € (em data a divulgar mais tarde)
Cronograma:
FEVEREIRO: 11, 18, 25.
MARÇO: 4, 11, 18, 25.
ABRIL: 1, 8, 15, 22, 29.
MAIO: 6, 13, 20, 27.
JUNHO: 3, 17.
4as feiras, 9h30 - 12h30
Total: 18 sessões de 3h/sessão
Apresentação: O Clube de Artes foi criado para pessoas que desejam explorar a criatividade e a expressão artística de forma livre e experimental. Ao longo das aulas, os participantes terão contacto com uma diversidade de materiais e técnicas, como pintura, desenho, colagem, impressão, modelação e outras práticas artísticas contemporâneas, aplicando a aprendizagem no desenvolvimento de projetos.
Objetivo geral: Explorar diferentes materiais e técnicas de expressão e demonstrar potencial técnico, criativo e sentido crítico aprofundado no desenvolvimento de um discurso artístico autónomo e inovador.
Objetivos específicos:
• Fomentar o interesse e o gosto pelas artes, estimulando a criatividade e a
expressão artística dos participantes.
• Promover o contacto com diferentes linguagens visuais e plásticas, que envolvam pintura, desenho, modelação, colagem, entre outras técnicas, adaptando-as a projetos de curta duração.
• Proporcionar momentos de aprendizagem prática e lúdica, em que cada uma ou duas sessões resulta na criação de um projeto artístico completo, favorecendo o sentimento de realização pessoal.
• Desenvolver soluções criativas para reutilizar e transformar materiais,
promovendo a sustentabilidade, o aproveitamento de recursos e a consciência ecológica no contexto da prática artística.
• Expressar ideias e emoções através da arte, articulando argumentos críticos e referências históricas para enriquecer a compreensão e apreciação das práticas artísticas.
• Promover a socialização e o convívio entre alunos, mesmo em ambiente online, criando um espaço de partilha, colaboração e valorização das experiências individuais e coletivas num contexto artístico.
Programa: O programa do Clube de Artes poderá sofrer alterações, adaptando-se aos interesses e curiosidades dos alunos, no entanto, prevê-se abordar técnicas como moldes em silicone, carimbos, impressão botânica em diferentes superfícies, impressão em gelatina (vegetal), stoptmotion, tapeçaria, monotipias, papel machê, colagem, stencil, entre outras.
Metodologia:
▪ Abordagem teórico-prática: aulas centradas na prática efetiva, precedidas por
abordagem teórica, sempre que necessário.
▪ Incentivo à pesquisa frequente sobre referências na área artística.
▪ Interligação dos conteúdos programáticos e integração das competências adquiridas em projetos artísticos mais personalizados.
▪ Estímulo à partilha de experiências pessoais plurais que aproximam o grupo e o enriquecem.
▪ Respostas individuais aos trabalhos enviados entre aulas em sessões de análise coletiva.
Notas:
Será criado um grupo online de conversação para partilha de experiências, projetos, processos e dúvidas.
Será promovida a criação de um portfólio digital para cada aluno.
Prof. Gabriela Sotto Mayor
Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação (do Instituto Politécnico de Viseu) onde leciona disciplinas na área das artes plásticas. É ilustradora de literatura infantojuvenil, contando com mais de duas dúzias de publicações. Em paralelo com a ilustração e com a docência, é apaixonada pela cozinha (100%) vegetariana, alimentando regularmente o blogue Amar por dois. Doutorou-se em Estudos da Criança na especialidade de Comunicação Visual e Expressão Plástica (no Instituto da Educação, Universidade do Minho, Portugal, 2015), tendo-se dedicado ao estudo da Ilustração de livros de Literatura Infantojuvenil (LIJ) portuguesa na primeira década do século XXI. Mestre em Práticas e Teorias do Desenho (2008) e licenciada em Artes Plásticas - Escultura (2002) (ambos pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal). Autora de vários artigos - que foram apresentados em conferências internacionais e/ou publicados em revistas científicas - e capítulos de livro. Destaca-se o livro: «Ilustração de livros de LIJ em Portugal na primeira década do século XXI: caracterização, tipificação e tendências» (Tropelias & Companhia, 2016).


