História da Farmácia
Apresentação:
O curso de História da Farmácia explora a história dos fármacos e a sua utilização desde a pré-história e civilizações antigas até aos tempos modernos. O curso pretende contribuir para o reconhecimento do elevado valor da Farmácia e da actividade farmacêutica para a sociedade, bem como da importância da investigação farmacêutica para a qualidade de vida actual, e do impacto dos fármacos nos cuidados de saúde. O estudo da História da Farmácia vale também por si só, na medida em que possibilita uma revisão do passado, para que se possa entender melhor o presente e assim planear de forma inteligente o futuro.
O curso destina-se a todos aqueles que se interessam pela História, Medicina, Farmacologia e Saúde.
Objectivos:
Explicar a evolução do diagnóstico e tratamento das doenças na Pré-História
Identificar contribuições dadas pelas civilizações antigas para a Farmácia moderna
Compreender o âmbito da Farmácia e da Medicina ao longo da História
Identificar as características das primeiras boticas e seu funcionamento
Identificar contribuições dadas por estudiosos e cientistas durante as Idades Média, Moderna e Contemporânea e de que modo influenciaram a Farmácia e a Medicina actuais
Compreender a utilidade das Farmacopeias
Caracterizar a primeira indústria farmacêutica e descrever a sua evolução
Caracterizar a indústria farmacêutica actual
Programa:
Pré-História
Farmácia nas civilizações antigas (Babilónia, China, Egipto, Grécia, Roma, mundo árabe)
Separação da Farmácia e Medicina
As primeiras boticas
Avanços científicos em Farmácia nas Idades Moderna e Contemporânea
Farmacopeias
A primeira indústria farmacêutica
A indústria farmacêutica actual
Prof. Luisa Silva
Maria Luísa Soares da Silva obteve a licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto em 2002, e o doutoramento em Química Analítica, pela mesma Faculdade, em 2007. Foi bolseira de pós-doutoramento no IPATIMUP (Porto) durante 2 anos (2008-2009), tendo trabalhado num projeto europeu (7th Framework Programme, Health-2007-2.4.1-2) que se baseou na descoberta de biomarcadores de cancro no soro sanguíneo através de uma abordagem baseada em Glicoproteómica. Fez também um estágio de investigação em Florença (Itália) em 2010, no Laboratório de Sensores e Biossensores do Departamento de Química “Ugo Schiff” da Universidade de Florença, tendo participado no desenvolvimento de sensores para aplicação em análises de águas.
Atualmente reside no México. De 2012 até 2021 trabalhou como professora universitária e investigadora na Universidade Autónoma do Estado de Hidalgo, onde lecionou disciplinas de Química Analítica nos programas de licenciatura, mestrado e doutoramento em Química e onde, paralelamente, desenvolveu a sua investigação nas seguintes áreas: 1) desenvolvimento de biossensores eletroquímicos para a deteção seletiva de biomarcadores de cancro; 2) automatização de técnicas analíticas utilizadas em análises bioquímicas e glicoproteómicas.
Desde 2020 tem trabalhado como scientific writer na área da Biotecnologia, colaborando com a Synthelis Biotech (França). Tem também uma colaboração como formadora externa em regime e-learning com a Universidade Aberta (Portugal), em cursos relacionados com as ciências farmacêuticas e da saúde.