Literacia em Farmácia
Cronograma:
Aula aberta: 8 Outubro.
Outubro 15, 17, 22, 24, 29, 31.
Novembro: 5, 7, 12, 14.
Horário: 17h30 - 19h
Total 16h
Apresentação:
Cada vez mais as pessoas procuram informação sobre fármacos, seus efeitos principais, reacções adversas e interacções entre fármacos, consultando frequentemente fontes pouco fidedignas. Por outro lado, a comunicação nesta área nem sempre é acessível a todos, e o uso de termos muito técnicos torna mais difícil a compreensão. Por tudo isto, o conhecimento geral sobre aspectos relacionados com as ciências farmacêuticas é, muitas vezes, errado ou incompleto, afectando negativamente a literacia em Farmácia das pessoas e levando-as, em último caso, a tomar decisões incorrectas no que respeita à sua saúde.
O curso de Literacia em Farmácia pretende colmatar possíveis deficiências no conhecimento geral sobre Farmácia, introduzindo os conceitos básicos de Farmácia e de Farmacoterapia e traduzindo para uma linguagem acessível os aspectos técnicos e científicos que são de difícil compreensão para a sociedade em geral. O curso pretende também clarificar dúvidas relacionadas com o uso de fármacos, que têm impacto no dia-a-dia das pessoas.
Objectivos:
Distinguir fármaco e medicamento, efeito terapêutico e efeito adverso
Compreender a importância do uso racional de medicamentos e da Farmacovigilância
Explicar as especificidades da farmacoterapia de populações especiais, nomeadamente da geriatria
Dar exemplos de situações clínicas possíveis de tratar com medicamentos não sujeitos a receita médica e indicar fármacos que se podem utilizar
Compreender as vantagens e limitações da Fitoterapia e conhecer as aplicações dos suplementos alimentares
Explicar o modo de actuação das vacinas e suas vantagens
Descrever os cuidados básicos a ter com a pele e explicar o modo de actuação dos protectores solares
Compreender o problema global das resistências aos antibióticos e como actuar
Descrever diferentes terapias utilizadas no tratamento dos cancros
Programa:
Conceitos gerais de Farmácia e Farmacoterapia
Utilização racional dos medicamentos e Farmacovigilância
Farmacoterapia de populações especiais - Geriatria
Farmacoterapia das situações clínicas possíveis de tratar com medicamentos não sujeitos a receita médica
Fitoterapia e suplementos alimentares
Vacinas
Cuidados com a pele e protectores solares
Resistência aos antibióticos
Cancro: diferentes terapias
Prof. Luísa Silva
Maria Luísa Soares da Silva obteve a licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto em 2002, e o doutoramento em Química Analítica, pela mesma Faculdade, em 2007. Foi bolseira de pós-doutoramento no IPATIMUP (Porto) durante 2 anos (2008-2009), tendo trabalhado num projeto europeu (7th Framework Programme, Health-2007-2.4.1-2) que se baseou na descoberta de biomarcadores de cancro no soro sanguíneo através de uma abordagem baseada em Glicoproteómica. Fez também um estágio de investigação em Florença (Itália) em 2010, no Laboratório de Sensores e Biossensores do Departamento de Química “Ugo Schiff” da Universidade de Florença, tendo participado no desenvolvimento de sensores para aplicação em análises de águas.
Atualmente reside no México. De 2012 até 2021 trabalhou como professora universitária e investigadora na Universidade Autónoma do Estado de Hidalgo, onde lecionou disciplinas de Química Analítica nos programas de licenciatura, mestrado e doutoramento em Química e onde, paralelamente, desenvolveu a sua investigação nas seguintes áreas: 1) desenvolvimento de biossensores eletroquímicos para a deteção seletiva de biomarcadores de cancro; 2) automatização de técnicas analíticas utilizadas em análises bioquímicas e glicoproteómicas.
Desde 2020 tem trabalhado como scientific writer na área da Biotecnologia, colaborando com a Synthelis Biotech (França). Tem também uma colaboração como formadora externa em regime e-learning com a Universidade Aberta (Portugal), em cursos relacionados com as ciências farmacêuticas e da saúde.