Vanguardas Artísticas
Cronograma:
Aula aberta: 7 Outubro.
Outubro 14, 16, 21, 23, 28, 30.
Novembro: 4, 6, 11, 13.
Horário: 17h30-19h
Total 16h
Apresentação:
Neste curso procuramos explicar a evolução e os desenvolvimentos da arte de vanguarda numa perspectiva crítica sociológica, facilmente acessível, de modo a que se possa perceber o sentido do crescimento orgânico que caracteriza tanto o campo da arte como as mudanças artísticas. O campo da arte moderna é o resultado da interação entre artistas, críticos, galeristas e outros profissionais no âmbito do qual surge a vertente mais radical da arte de vanguarda. Esta é fruto do trabalho de um punhado de artistas de génio que lutaram pela sua autonomização face aos poderes políticos, económicos e religiosos em finais do século XIX e daqueles que se lhes seguiram perpetuando essa luta ao longo do século XX fazendo emergir o paradigma do artista moderno.
Objectivos:
- O estudo da arte na formação de um campo artístico livre.
- O lugar da reprodução técnica entre os procedimentos artísticos.
- A fotografia como questionamento do estatuto tradicional da obra de arte.
Programa:
I - A génese histórica das vanguardas artísticas (semanas 1, 2)
O nascimento da pintura moderna (França, 1860-1870).
A ruptura com a tradição académica.
Manet (e os impressionistas).
A consolidação do campo da arte de vanguarda.
Arte moderna e reflexividade: obras e artistas.
II - A obra de arte na era da reprodução técnica (semanas 3, 4 e 5)
A era da reprodução técnica.
A arte contra a tecnologia?
A fotografia como meio artístico.
A obra de arte no dadaísmo e surrealismo.
Marcel Duchamp, paradigma do artista de vanguarda do século XX.
III - Da "fotografia como arte" à "arte como fotografia" (semanas 6, 7 e 8)
A era atómica.
O retorno das vanguardas.
"A arte desestetizada": entre minimalismo e conceptualismo.
A fotografia como meio para questionar o estatuto tradicional da obra de arte (1960-1970).
Prof. Francisco Jesus
Francisco Jesus é licenciado em História, variante de História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre em História da Arte pela Universidade Lusíada de Lisboa e frequentou o curso de doutoramento em Sociologia da Universidade da Beira Interior (tese em curso), áreas que leciona no ensino superior e nas quais publicou alguns artigos e capítulos de livros. De acordo com a sua formação e interesses pessoais especializou-se particularmente nos temas e problemas da sociologia e da história social da arte.