Vida privada na Grécia e Roma Antiga
Cronograma:
MARÇO: 16, 18, 23, 25, 30.
ABRIL: 1, 6, 8 13, 15, 20.
2ª e 4ª feira | 18h30 - 20h00
Total: 16 h (1 sessão de 1h + 10 sessões de 1h30
Apresentação: O curso propõe uma abordagem ao quotidiano das sociedades grega e romana, através da observação de fontes históricas, arqueológicas e iconográficas, o curso proporcionará uma reflexão sobre continuidades, contrastes e heranças culturais na vida privada de gregos e romanos.
Objetivos: O Curso Vida Privada na Grécia e Roma Antiga revela as práticas e tradições quotidianas da vida privada no mundo grego e romano. O quotidiano destas sociedades será abordado a partir de uma perspectiva centrada no espaço doméstico, nas relações interpessoais e nas práticas culturais que estruturavam as experiências individuais.
Programa: Após uma análise inicial em torno do conceito de Vida Privada e da sua aplicabilidade no mundo antigo, iremos reconstruir diferentes aspectos do quotidiano para compreender vivências, convivências e significados nas rotinas diárias. Serão observadas temáticas como:
O conceito de Vida Privada no mundo antigo
Espaços domésticos: organização, função e simbolismo
Estrutura familiar e organização social: casamento, herança e autoridade
Vivências das mulheres, das crianças e dos escravos
Cuidados com o corpo: higiene, vestuário e cosmética
Alimentação
Entretenimento: jogos, música e teatro
Religião no lar
Nota: O curso apenas se realizará com um número mínimo de 8 participantes, estando o seu início condicionado à obtenção desse número de inscrições.
Prof. Daniela Dantas
Daniela Dantas é doutorada em História, com especialização em História Antiga, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desde 2013, é Investigadora Colaboradora no Centro de História da Universidade de Lisboa, onde desenvolve atividades no âmbito do Grupo de Investigação em História Militar. Tem-se dedicado à investigação de temáticas variadas dentro da História de Roma e da Alta Idade Média Europeia, entre as quais se destacam questões de recepção da cultura clássica na contemporaneidade, poder marítimo e poder imperial dos impérios antigos, bem como o declínio e queda da República Romana. Paralelamente, realiza também investigação nos campos da Genealogia e da História do Século XIX, com especial enfoque em questões artísticas e literárias. É autora independente, publicando pequenos contos, poemas e romances históricos. A sua prioridade é fomentar o interesse de alunos de todas as idades pelo património histórico, literário e arqueológico da Humanidade, fornecendo ferramentas para a interpretação do texto histórico e da fonte arqueológica, com o objetivo de aproximar os amantes da História da produção científica atualizada.


