Italiano A1 | A2
145 € / Módulo 32h

Italiano A1 | A2
Cronograma:
Início: 9 Outubro 2025 | Término: 13 de Novembro
Sessão de apresentação: 2 de Outubro (1 hora)
OUTUBRO: 9, 14, 16, 23, 28, 30
NOVEMBRO: 4, 6, 11, 13
3as feiras | 5as feiras, das 17h15 - 18h45
Total: 16h
Apresentação:
Este curso foi especialmente concebido para pessoas com mais de 55 anos que desejam aprender a utilizar ferramentas de Inteligência Artificial nas suas atividades do dia a dia. Ao longo das aulas, os participantes irão explorar como tecnologias como o ChatGPT, Gemini e Copilot podem facilitar tarefas quotidianas, como escrever e-mails, criar documentos, realizar pesquisas e até mesmo criar e partilhar imagens nas redes sociais.
Com uma linguagem acessível e foco em atividades práticas, este curso proporciona uma experiência de aprendizagem envolvente e adaptada às necessidades do público sénior.
Objectivos:
• Introduzir conceitos básicos de Inteligência Artificial de forma acessível, explicando como estas tecnologias já estão integradas no nosso quotidiano.
• Ensinar a utilizar o ChatGPT para ajudar em tarefas diárias, como responder a e-mails e procurar informações de forma rápida e eficiente.
• Mostrar como o Gemini pode ser utilizado para realizar pesquisas e organizar atividades diárias, tornando a navegação na internet mais produtiva.
• Demonstrar o uso do Copilot no Microsoft Word para auxiliar na criação e formatação de textos, facilitando a produção de documentos e correspondência.
• Integrar o uso das três ferramentas (ChatGPT, Gemini e Copilot) num projeto final, capacitando os alunos a utilizá-las de forma combinada no seu dia a dia.
• Ensinar a criar imagens utilizando ferramentas de IA para que os alunos possam expressar a sua criatividade de maneira simples e eficiente.
• Capacitar os alunos a publicar conteúdo nas redes sociais com segurança, utilizando as imagens criadas para partilhar momentos, opiniões e interesses com os seus amigos e familiares.
Conteúdos programáticos:
• Introduzir conceitos básicos de Inteligência Artificial de forma acessível, explicando como estas tecnologias já estão integradas no nosso quotidiano.
• Ensinar a utilizar o ChatGPT para ajudar em tarefas diárias, como responder a e-mails e procurar informações de forma rápida e eficiente.
• Mostrar como o Gemini pode ser utilizado para realizar pesquisas e organizar atividades diárias, tornando a navegação na internet mais produtiva.
• Demonstrar o uso do Copilot no Microsoft Word para auxiliar na criação e formatação de textos, facilitando a produção de documentos e correspondência.
• Integrar o uso das três ferramentas (ChatGPT, Gemini e Copilot) num projeto final, capacitando os alunos a utilizá-las de forma combinada no seu dia a dia.
• Ensinar a criar imagens utilizando ferramentas de IA para que os alunos possam expressar a sua criatividade de maneira simples e eficiente.
• Capacitar os alunos a publicar conteúdo nas redes sociais com segurança, utilizando as imagens criadas para partilhar momentos, opiniões e interesses com os seus amigos e familiares.
Prof. André Trindade
André Trindade é formador na área das Tecnologias da Informação, com uma experiência de mais de uma década dedicada ao ensino presencial e à distância. Conta com mais de 11.500 horas de formação ministrada em cursos EFA, de Aprendizagem, Formação Inicial e Contínua de Formadores, bem como em percursos Modulares, abrangendo públicos com diferentes níveis de proficiência.
A sua abordagem pedagógica distingue-se pela adaptabilidade e eficácia, desenvolvidas ao longo dos anos ao trabalhar com perfis muito diversos de formandos. É um profissional proativo, profundamente comprometido com a educação e com a constante atualização no campo das tecnologias, integrando as mais recentes tendências e ferramentas digitais nos seus métodos de ensino.
Acredita que a formação em informática deve ser prática, relevante e centrada no aluno, preparando-o para os reais desafios do mercado de trabalho. A sua paixão pela área e as suas competências comunicacionais tornam-no num formador capaz de inspirar e potenciar o desenvolvimento de cada formando.
