História da Música
Apresentação:
Visão geral da História da Música Ocidental, com uma pequena abordagem à música não-erudita e às tradições musicais não-ocidentais.
Conteúdos programáticos:
Música até à Idade Média.
Música na Idade Média.
Música na Alta Idade Média.
Música na Baixa Idade Média.
Música nos séculos XIV e XV.
Música no Renascimento.
Período inicial.
Período intermédio.
Período tardio.
Maneirismo.
Música no período Barroco.
Período inicial.
Período intermédio.
Período tardio.
Estilo Galante.
Música no período Clássico.
Classicismo Vienense.
J. Haydn.
W. A. Mozart.
L. Beethoven.
Música no período Romântico.
Romantismo inicial.
Romantismo pleno.
Romantismo tardio.
Movimentos nacionalistas.
Música do séc. XX até à atualidade.
Modernismo.
Pós-I Guerra Mundial.
Pós-II Guerra Mundial.
Pós-modernismo.
Música Contemporânea.
Breve história do Jazz.
Origens, blues, ragtime.
Os loucos anos 20, swing.
Bebop, cool jazz, bossa nova.
Free jazz, jazz de fusão, jazz contemporâneo.
Mulheres na música.
Música ligeira e comercial.
Músicas do mundo.
Eventos musicais.
Prof. Joana Teixeira
Melómana assumida desde cedo, Joana Albergaria Teixeira iniciou o seu percurso musical como aluna de baixo elétrico de José Aguiar, tendo tocado este instrumento informalmente em dois grupos, com quem teve ocasião de se apresentar ao vivo e realizar gravações. Licenciou-se em línguas aplicadas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e já enquanto mestranda de tradução e serviços linguísticos, foi coralista no Coro do Orfeão Universitário do Porto, dirigido por António Sérgio Ferreira. A paixão pelo canto levou-a a iniciar as aulas de canto lírico, às mãos da soprano Maria João Matos, primeiro como aluna particular e depois integrada no Conservatório de Música de Barcelos, onde também trabalhou, durante alguns meses, com a soprano Joana Fonseca e onde teve aulas de práticas de teclado com Daniel Gonçalves. Integrou, na mesma instituição de ensino, o Estúdio de Ópera, onde deu corpo às personagens de Mércèdes em Carmen de G. Bizet e Zerlina em Don Giovanni de W. A. Mozart, ambas versões adaptadas com diálogos em português. Em simultâneo, frequentou o curso complementar de música no Conservatório de Música do Porto, na variante de canto jazz, onde aprendeu com Kiko Pereira e Fátima Serro. Entre 2019 e 2021, teve a oportunidade de trabalhar com profissionais de destaque no mundo do canto lírico, entre os quais o baixo-barítono Hanno Müller-Brachmann, em Karlsruhe, a contralto Ingeborg Danz, em Colónia, o barítono Pierre Mak, em Amesterdão, e a soprano brasileira Chiara Santoro, numa sua deslocação a Portugal. Entre 2021 e 2023 frequentou a licenciatura em música na Universidade de Aveiro, na classe da soprano Isabel Alcobia, tendo sido chamada a encarnar Hugo, um dos personagens da ópera infantil O Pequeno Limpa-Chaminés, de B. Britten, apresentada no Teatro Aveirense em novembro de 2022, na sua versão portuguesa. Manteve sempre a sua atividade coral, sendo particularmente importante a sua participação no Ensemble Vocal Pro Musica de José Manuel Pinheiro, onde foi contralto solista no Jubilate Deo de Dan Forrest e na Missa em Dó Maior de L. Beethoven, em apresentações parciais acompanhadas ao piano. A nível profissional tem-se revelado multifacetada, de destacar a sua atividade como coralista, professora de canto, professora de línguas (inglês, espanhol, alemão para cantores e português para estrangeiros) e tradutora (com obras publicadas pela editora Trinta Zero Nove).