top of page

3 estratégias para aproveitar ao máximo as aulas online

Ninguém pode negar que as aulas online vieram revolucionar completamente o mundo do ensino e da formação. A Internet e o desenvolvimento dos meios digitais vieram despoletar uma enorme oferta de cursos e de oportunidades de formação online. A quantidade de conteúdos disponíveis à distância de um click é maior do que o nosso tempo, os nossos recursos e a nossa energia.

Existem inúmeras vantagens no ensino online: facilidade e comodidade, redução de custos, redução de deslocações, maior utilização dos meios multimédia como imagens, vídeos, jogos e uma quantidade infindável de recursos pedagógicos e didáticos que podem ser usados nos meios online. Em suma, o ensino online é fácil e cómodo.

Mas, com a facilidade e a comodidade vem a tendência para a desvalorização e para não encarar o processo de aprendizagem com a devida seriedade. Ou seja, com a facilidade pode vir a ineficácia.

Então, é preciso tomar medidas para que as aulas online cumpram o seu objectivo e para que resultem num processo de aprendizagem efectivo.

Deixamos 3 estratégias para que possa fazer do seu processo de aprendizagem online um sucesso:

1- Organização.

É fundamental reservar tempo para assistir a todas as aulas, ser pontual e assíduo e desenvolver uma atitude pró-activa para rever os conteúdos, fazer leituras extra, pesquisa e revisões, tal como no ensino presencial. Se fizer um cronograma para todas estas tarefas, com datas limite para a sua realização, aumentará o seu sentido de compromisso para com a sua aprendizagem.

2 - Foco

A maior dificuldade no ensino online é a distração. Então, é importante eliminar todas as distrações durante as aulas online: desligar televisão, música, telemóveis ou outras janelas do computador. No tempo da aulas, é preciso estar realmente presente na aula, eliminando qualquer distracção.

3 - Participação

Durante as aulas, é importante adoptar uma atitude activa: colocar questões, interagir com os colegas e com o professor aumentará em muito o seu benefício das aulas e também o ajudará a memorizar os conteúdos.

Em suma, é preciso encarar as aulas online com seriedade, adoptando uma atitude em tudo idêntica, mudando apenas o suporte em que absorve e assimila a informação. Com organização, foco e uma atitude activa poderá rentabilizar ao máximo o seu investimento no ensino online, com muitos benefícios para si.




17 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page